Cotidiano

Idosa preenche pintura em formato de palavras cruzadas exposta em museu

RIO — Uma idosa de 91 anos está sendo investigada pela polícia alemã por ter preenchido os espaços em branco de uma obra de arte no formato de palavras cruzadas exposta no Museu Neues de Nuremberg. A obra “Reading-work-piece”, do artista Arthur Koepcke, foi produzida em 1965 e está avaliada pela seguradora em aproximadamente R$ 300 mil.

A senhora fazia parte de uma excursão e, de repente, pegou uma caneta e começou a escrever na obra, que possui a inscrição “Insert Words” (insira palavras) acima de um jogo de palavras cruzadas parcialmente preenchido. Aos funcionários do museu, a idosa explicou que estava apenas seguindo as instruções.

À emissora Deutsche Welle, a porta-voz do museu, Eva Martin, confirmou a história, completando que deveria estar claro para os visitantes de todos os museus que, em nenhuma circunstância, eles devem escrever nas obras de arte.

— Nós não podemos colocar etiquetas em todas as obras de arte — disse Eva.

Análises iniciais indicam que a obra poderá ser recuperada. Para o museu, ficou claro que não houve intenção maliciosa da idosa, mas o caso teve que ser reportado à polícia por questões do seguro.

— Está claro para nós que a senhora não teve intenção de causar qualquer dano — disse Eva-Christina Kraus, diretora do museu.