Cotidiano

Ibope: Loureiro lidera em Florianópolis com 51%; Angela tem 25% das intenções de votos

BRASÍLIA ? O Ibope divulgou nesta segunda-feira a primeira pesquisa de intenção de votos para o segundo turno da corrida pela prefeitura de Florianópolis. Gean Loureiro (PMDB) lidera com 53% das intenções de voto, ficando à frente de Angela Amin (PP), que somou 26% entre os entrevistados. O percentual de brancos e nulos alcançou 16% e daqueles que estão indecisos ou que preferiram não opinar, 5%.

A pesquisa ouviu 602 eleitores e conta com margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela RBS TV, afiliada da TV Globo em Santa Catarina e, segundo o Ibope, tem 95% de nível de confiança.

O instituto também divulgou o levantamento dos votos válidos, quando brancos, nulos e indecisos não são considerados. É assim que a Justiça Eleitoral oficializa os resultados das votações. De acordo com o Ibope, Gean Loureiro alcança 67% dos votos válidos contra 33% de Angela Amin.

Desde que foi proclamado o resultado do primeiro turno, a eleição para a prefeitura de Florianópolis tem ganhado destaque judicial. No dia seguinte à classificação ao segundo turno, Angela Amin teve seus direitos políticos suspensos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A pepista foi condenada por improbidade administrativa quando ainda era prefeita da capital catarinense entre 1997 e 2000. A candidata classificou a decisão como estranha e que vai recorrer.

O terceiro colocado na disputa, Elson Pereira (PSOL), chegou a entrar com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SC). O pedido de Pereira é a desclassificação de Angela e sua promoção ao segundo turno para disputar com Loureiro. O problema, porém, é que Pereira não teria votos suficientes para forçar o segundo turno com o peemedebista já que, com uma possível eliminação de Angela e a consequente anulação dos votos dados a ela, Loureiro já ultrapassaria os 50% mais um dos votos válidos, o que lhe daria a vitória em primeiro turno. Cabe, agora, a decisão do TRE-SC.

Enquanto isso, Loureiro recebe o apoio de 14 partidos diferentes, entre eles, o PSDB, que indicou o candidato a vice na chapa, João Batista. Já Angela é apoiada pelo atual prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, do PSD. Em pesquisa paralela divulgada pelo Ibope, 80% dos moradores de Florianópolis desaprovam a atual gestão, enquanto apenas 14% aprovam.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Celso Pereira