Cotidiano

Iapar traz fruticultura como opção de renda

Na seção dedicada aos citros, por exemplo, o produtor pode conhecer praticamente todas as cultivares indicadas para o Paraná

Cascavel – Cresce a cada ano a vitrine tecnológica de fruticultura do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) no Show Rural, que ocorre em Cascavel no período de 5 a 9 de fevereiro. Organizado pela Coopavel, o Show Rural está em sua 30ª edição.

“Estamos reforçando essa unidade em resposta à crescente demanda de produtores de várias regiões do Estado, cada vez mais interessados em alternativas para otimizar o uso da propriedade e aumentar as opções para obtenção de renda”, explica o engenheiro-agrônomo Pedro Martins Auler, que coordena as pesquisas do Iapar na área.

Na seção dedicada aos citros, por exemplo, o produtor pode conhecer praticamente todas as cultivares indicadas para o Paraná. Os pesquisadores também divulgam informações sobre o huanglongbing (HLB), também conhecido como greening, doença que vem causando sérios prejuízos em pomares de frutas cítricas.

Outro destaque é a apresentação de um novo modelo de produção para o maracujá, uma estratégia para cultivo em áreas onde ocorre o vírus do endurecimento dos frutos, doença que já afeta os principais polos de produção de maracujá do Estado.

Maçã e ameixa são alternativas que o Iapar mostra na feira. As macieiras Eva e Julieta e as ameixeiras Reubennel, FLA-3 e FLA-8 estão em processo de avaliação na região oeste. “São materiais de baixa exigência em frio, que podem vir a ser uma opção aos produtores”, acrescenta o pesquisador Clandio Medeiros da Silva.

As atrações não param aí. Para os interessados em produzir uva, o Iapar apresenta resultados de avaliações com a cultivar Isabel e demonstra três técnicas para condução dessas plantas – a espaldeira tradicional, espaldeira duplo descendente e o método da dupla cortina de gênova, ou GDC.

A técnica da espaldeira também é utilizada na exploração da amora-preta, presente no Show Rural com as cultivares Brazos, Comanche e Tupy.

Ainda na seção de fruticultura, o produtor poderá conhecer em detalhes a tecnologia de cultivo do abacaxi.

Conservação do solo

São mostradas em detalhes tecnologias para aprimoramento do plantio direto e a rotação de cultivos com a utilização de adubos verdes e plantas de cobertura, práticas de eficiência comprovada no controle da erosão e na melhoria condição geral dos solos, que possibilitam ganho de produtividade nas lavouras e, consequentemente, no aumento da rentabilidade da propriedade.

A aplicação nas lavouras de dejetos de suínos e de cama de aviário, resíduos abundantes na região oeste do Paraná, e a apresentação de opções de plantas para cobertura do solo e adubação verde são os destaques.

Na pecuária, o destaque é a raça purunã, desenvolvida pelo Iapar em mais de 30 anos de cruzamentos envolvendo animais charolês, aberdeen angus, caracu e canchim.

Milho

A cultivar IPR 127, de milho branco, e a variedade IPR 164 são apresentadas em duas épocas de plantio. Os dois materiais foram obtidos por métodos convencionais de melhoramento genético – ou seja, não são transgênicos.

IPR 127 é um híbrido simples, desenvolvido para produtores interessados no mercado de canjica, fubá, amido e farinha. Indicada para cultivo tanto nas duas safras, a cultivar tem ciclo precoce e boa tolerância ao acamamento e ao quebramento. Os grãos são do tipo duro, os preferidos desse segmento, e muito valorizados pelo alto rendimento na indústria.

Já o milho variedade IPR 164 é uma proposta do Iapar para a formação de lavouras com baixo uso de tecnologia ou para plantios de risco, quando as condições climáticas já não permitem aproveitar todo o potencial genético dos híbridos. É um material que se destaca pelas boas características agronômicas e a flexibilidade de semeadura, podendo ser utilizado na primeira e na segunda safra. É moderadamente resistente às principais doenças da cultura, tem boa tolerância ao acamamento e ao quebramento e produz espigas com excelente empalhamento. O baixo custo de sementes é uma vantagem adicional.