Saúde

Huop: Em dois anos foram mais de mil recuperados da Covid

Todos que passaram pelo internamento na unidade Covid-19 fazem o acompanhamento pós-alta e o exame de espirometria

Leitos UTI - Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Leitos UTI - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

 

Cascavel – A data de 21 de março é bastante importante para as equipes do Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) que contabilizou dois anos do início dos trabalhos contra a pandemia no hospital. Foi nesse dia que profissionais uniram forças para que a unidade Covid-19 estivesse pronta para oferecer o atendimento exclusivo. Dois anos depois, a unidade contabiliza quase mil pacientes recuperados da doença.

Todos que passaram pelo internamento na unidade Covid-19 fazem o acompanhamento pós-alta e o exame de espirometria. De acordo com a fisioterapeuta do Huop, Joseane Nobre, desde que começou a pandemia eles esperam quatro meses para fazer a espirometria e assim identificar o que ficou de sequela pela Covid-19. “Muitos dos pacientes têm restrição pulmonar e, por isso, a importância desse exame para fazer o tratamento adequado”, reforçou.

Até agora, mais de 1,6 mil pacientes passaram pela unidade Covid-19, que chegou a ter 70 leitos de UTI. Hoje o hospital ainda é referência para atendimento de pacientes com Covid-19, e conta com 20 leitos de UTI. “Nessa unidade os pacientes são mais graves, mais instáveis e tendem a piorar mais rápido. Por isso, a rotina é mais puxada do que nas outras unidades”, explicou a fisioterapeuta, Eliziana Vieira.

 

Histórico

No primeiro momento a UTI da unidade Covid-19 contava com 10 leitos e 20 leitos de enfermaria. A abertura dos leitos foi gradativa, conforme a demanda de atendimentos da macrorregião. Em junho de 2020, abertura de mais 10 leitos de UTI; em julho deste mesmo ano, mais 10 UTI e 7 de enfermaria, totalizado 30 leitos de UTI e 27 de enfermaria.

Em dezembro de 2020, uma nova organização disponibilizando 38 leitos de UTI e 15 de enfermaria; e em março de 2021, mais 12 UTI, totalizando 50 leitos de UTI e 15 de enfermaria. O planejamento para ampliação dos leitos não teve pausa, e totalizaram 70 leitos de UTI ainda no fim de março de 2021.

Assim como a abertura de leitos foi gradativa, o fechamento foi realizado da mesma forma. Em setembro de 2021, com a diminuição do número de casos e de internamentos, foi possibilitado transformar leitos de UTI Covid-19 em leitos de UTI Geral, e em novembro, o fechamento de mais 30 leitos, mantendo atualmente 20 leitos de UTI Covid-19.

 

Foto: AEN