Cotidiano

Hubble faz retrato de par de estrelas entre as próximas do Sol

RIO – Parecem até dois faróis, mas são as estrelas Alfa Centauri A e Alfa Centauri B, o ?núcleo? do sistema triplo que inclui ainda a isolada e pequena Proxima Centauri, onde astrônomos anunciaram recentemente a descoberta de um planeta possivelmente parecido com a Terra. A imagem foi captada pelo telescópio espacial Hubble em luz visível e infravermelho próximo há alguns anos e é a melhor já feita do par, o que motivou a Nasa a destacá-la novamente nesta sexta-feira.

Alfa Centauri A, à esquerda, é uma estrela muito similar ao nosso Sol, uma anã amarela do mesmo tipo (G2) e um pouco maior. Já Alfa Centauri B é um pouco menor e mais fria que o Sol, com um brilho mais alaranjado e do tipo K1. As duas orbitam um centro de gravidade comum, a uma distância mínima de cerca 1,65 bilhão de quilômetros uma da outra, completando uma volta em torno dele a cada 80 anos.

Proxima Centauri (ou Alfa Centauri C), por sua vez, é uma anã vermelha tipo M a aproximadamente de 0,2 ano-luz de distância do par, numa longa órbita em torno dele e, por isso, fora da imagem.