Cotidiano

HSBC fechará mais 62 agências no Reino Unido e demitirá 180 funcionários

LONDRES – O HSBC anunciou nesta terça-feira que planeja fechar mais 62 agências no Reino Unido este ano para encerrar a reestruturação local de seus negócios. Com isso, o número de filiais do banco no Reino Unido chegará a 625 no fim do ano, ante 965 unidades em 2016. De acordo com a Reuters, ao todo, serão 117 unidades a menos este ano, além da demissão de 380 pessoas.

Junto com o fechamento das filiais, o banco informou que 180 emrpegados serão eliminados nesta última etapa de redução da rede. A instituição financeira sinalizou que recortaria outros 200 postos de trabalho na área de tecnologia da informação, que serão transferidos a Polônia, China e Índia, onde as mesmas funções podem ser cobertas com salários mais baixos.

O anunciou dos cortes trabalhistas preocupou sindicatos britânicos:

? Hoje é um dia negro para centenas de trabalhadores do HSBC ? afirmou Dominic Hook, representante nacional do sindicato Unite. ? A Unite se preocupa profundamente que esse amplo programa de fechamento de sucursais seja devastador não só para as equipes mas também para os clientes leais do HSBC.

O banco afirmou que a quantidade de clientes que usam suas redes para transações caiu cerca de 40% nos últimos cinco anos, enquanto aumentou o número de pessoas que realizam operações digitais.