Cotidiano

Hospital Regional passa a ser administrado pela Ebserh

Protocolo de intenções permite que instituição seja incorporada à Universidade Federal do Paraná

Toledo – Nessa terça-feira (20), a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a Prefeitura de Toledo assinaram protocolo de intenções para que o Hospital Regional de Toledo – de gestão municipal – passe a ser de propriedade da Universidade Federal do Paraná e, posteriormente, seja integrado à Rede Ebserh. Com essas medidas, futuramente o hospital passará a receber recursos pelo REHUF (Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais).

Essa unidade hospitalar foi construída com investimento do Ministério da Saúde, no valor de R$ 11,8 milhões, e o prédio está pronto há quase cinco anos, com as portas fechadas e equipamentos encaixotados. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, acompanhou a cerimônia de assinatura do protocolo.

“Trabalhamos muito e chegamos à possibilidade de uma concessão para que Toledo entrasse para essa rede de hospitais da Ebserh. Tenho certeza de que foi uma decisão acertada, pois Toledo é uma cidade muito importante para a região, tanto quanto a Universidade”, ressaltou o ministro durante a cerimônia. O hospital de Toledo estava pronto desde 2013, mas não entrou em funcionamento desde então, por falta de recursos.

Só ano que vem

A previsão é de que o Hospital Regional de Toledo entre em funcionamento apenas no primeiro semestre de 2019, para atender a 18 municípios da microrregião de Toledo.

Com apoio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná e gestão da Ebserh, o hospital servirá como campo de prática para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, de ensino-aprendizagem e formação de pessoas no campo da saúde pública, bem como prestação da assistência à população no âmbito do SUS.

O hospital terá gestão compartilhada, com a supervisão da Ebserh e será 100% SUS. A unidade, que vai funcionar como um hospital geral fará atendimento de média e alta complexidade e será referenciado para urgências e emergências. O Hospital Regional de Toledo conta com 90 leitos, sendo dez de UTI e 80 gerais. Estão previstos, também, serviços de apoio diagnóstico entre outros, laboratórios de análise clínica, diagnóstico por imagem, e endoscopia. Para esse início de funcionamento em 2019 estão previstos um custeio de R$ 67 milhões, segundo estudo de viabilidade do hospital.

O Município de Toledo conta, atualmente, com 457 estabelecimentos de saúde, sendo três hospitais gerais (entidade empresarial/sem fins lucrativos) e duas unidades de pronto-atendimento (público municipal). Toledo possui hoje 370 leitos, sendo 46% SUS.