Cotidiano

Hospital faz 13ª captação de órgãos em Foz

Já a equipe de Enfermagem do HMFI, responsável pela Enucleação de Córneas, coordenou a captação do globo ocular

Foz – O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu fez ontem a 13ª captação de órgãos do ano. O procedimento foi coordenado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes em parceria com a equipe do Hospital Angelina Caron, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, Hospital Nossa Senhora do Rocio e Santa Casa de Curitiba.

Já a equipe de Enfermagem do HMFI, responsável pela Enucleação de Córneas, coordenou a captação do globo ocular. A morte encefálica foi confirmada por de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico.

Todo o procedimento foi feito após a autorização e o “sim” da família. A doação deverá beneficiar e melhorar a qualidade de vida de pessoas que estão na fila à espera de um transplante a partir desse gesto de amor ao próximo e de conscientização. A paciente tinha 31 anos e foi vítima de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, também conhecido por derrame ou isquemia cerebral. Foram captados fígado, rins, pâncreas, coração batendo e globo ocular.