Cotidiano

Hospital Costa Cavalcanti lembra Outubro Rosa e Novembro Azul

Foz do Iguaçu – As comemorações deste ano no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, destacam a importância de homens e mulheres realizarem exames preventivos para a detecção precoce do câncer de mama ou de próstata.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti é referência em tratamento de oncologia em Foz e região. Atualmente, 898 pessoas passam por tratamento contra o câncer no HMCC, dos quais 400 tratam de câncer de mama, sendo que mais da metade são mulheres que já passaram dos 50 anos. O segundo tratamento com mais pacientes é o de próstata. São 178 homens atualmente em tratamento.

Os pacientes são encaminhados ao HMCC pelos postos de saúde. A triagem é o primeiro contato para o diagnóstico da doença e para identificação de seu estágio, além do tratamento adequado. O tratamento funciona como um tripé: com radioterapia, cirurgia e quimioterapia. “Com a literatura médica atual, é difícil falar em prevenção do câncer, mas quanto mais precoce for o diagnóstico, maior chance de cura”, alerta Arnaldo Cortez Júnior, mastologista e cancerologista do HMCC.

E para marcar os meses em que a saúde do homem e da mulher ganham cores, o HMCC preparou uma programação especial.