Cotidiano

Horas antes de discurso, Dilma recebe Lula e ex-ministros no Alvorada

BRASÍLIA – Uma força-tarefa está reunida com a presidente afastada Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, na noite deste domingo. Além do ex-presidente Lula, que chegou no fim da tarde em Brasília para ajudar a petista a arredondar o discurso que fará no Senado nesta segunda-feira, Dilma também está acompanhada dos ex-ministros Nelson Barbosa e Jaques Wagner. O ex-ministro da Fazenda de Dilma foi uma das testemunhas arroladas pela defesa e esteve no Senado neste sábado.

Para dar “apoio moral” à petista, Lula também vai ao Senado nesta segunda. Ele deve acompanhar a fala de Dilma e os questionamentos dos senadores nas galerias da Casa, junto com os demais convidados da presidente afastada.

Também integram a “comitiva” reunida no Alvorada neste domingo Giles Azevedo, assessor da presidente afastada, o presidente do PT, Rui Falcão, e os integrantes de movimentos sociais Guilherme Boulos, líder do MTST, e João Paulo Rodrigues, dirigente do MST. Além dos 35 convidados a que tem direito a presidente afastada na sessão desta segunda, lideranças sindicais também vão comparecer ao Congresso, mas ficarão em uma sala da Comissão de Direitos Humanos do Senado, reservada pelos senadores petistas.

Ao longo de todo o dia de hoje, alguns de seus mais próximos aliados passaram pelo Alvorada para ajudar Dilma nos toques finais do discurso. Entre eles, os ex-ministros José Eduardo Cardozo, responsável pela defesa da petista, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), uma de suas maiores aliadas e a primeira senadora a questionar a presidente amanhã, e Miguel Rossetto.

Com discurso no Senado marcado para as 9h desta segunda-feira, Dilma seguirá direto para o Congresso de carro. Havia a expectativa de que ela pudesse ir caminhando, ao lado de aliados, do Alvorada ao Senado, mas a ideia foi descartada.