Cotidiano

Homem honrado

Inildo Talini

16/11/1929

24/09/2017

A determinação com o trabalho e o amor pela família serão lembrados sempre por aqueles que conheceram e fizeram parte da história de Inildo Talini.

Ele nasceu em Arroio do Meio – Rio Grande do Sul – onde viveu até meados dos anos 70. Casou-se com Irtes Maria Bresolin Talini e seguiu a Cascavel onde formou a família.

Talini se dedicou muitos anos ao trabalho na madeireira tradicional da família da esposa que inclusive foi homenageada pelo Município de Cascavel.

O terreno onde hoje está instalada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Brasília pertencia à família Bresolin que então negociou a área com o município. Inildo ficou viúvo em 2000 e em homenagem a esposa, a UPA leva o nome de Irtes Maria Bresolin.

Empreendedor

Com a coragem e o espírito de um homem empreendedor, Talini decidiu abrir o próprio negócio. A experiência adquirida na vida profissional fez com que ele conseguisse gerenciar a serralheria.

“Ele trabalhou até a década de 90 na madeireira e depois montou a própria serralheira. Hoje damos continuidade aos trabalhos”, comenta a filha Ana Lúcia Talini.

Além dela, Inildo Talini teve outros dois filhos, Rubens e Roberto e foi privilegiada com dez netos e dois bisnetos.

Talini iniciou recentemente um tratamento após ser diagnosticado com câncer. “Ao descobrir o câncer ele já começou a fazer o tratamento e infelizmente não conseguir vencer a doença”, lamenta a filha.

Íntegro

Em meio à tristeza da despedida, a família recebeu conforto com o carinho de todos que prestaram homenagem. “Somente ouvíamos elogios pelo homem que foi”, diz Ana Lúcia.

Ela define o pai como um homem íntegro, honesto e honrado. “Sempre lutou pela vida, foi um excelente esposo, pai, patrão e avô”, destaca a filha.

Faleceu aos 87 anos, no dia 24 de setembro vítima do câncer. Deixa três filhos, dez netos e dois bisnetos.