Cotidiano

Hollande relembra vítimas do 11 de setembro

PARIS ? Em meio a uma onda de terrorismo que assola o país, o presidente francês, François Hollande, homenageou neste domingo as vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001, afirmando, por meio de sua conta no Facebook, que, ?neste dia todos fomos americanos?.

Apesar da homenagem, o presidente criticou a resposta americana aos ataques, em especial a invasão do Iraque, que, segundo Hollande, só aumentou os desafios de combate ao terrorismo.

?As respostas do governo americano a esses ataques não apenas não erradicaram a ameaça, mas a estenderam a um espaço mais vasto, e a França, que rechaçou e condenou a intervenção no Iraque, não escapou de se tornar uma vítima das consequências do caos que se formou?, afirmou Hollande.

Novo plano terrorista desmantelado

Autoridades francesas prenderam na noite deste sábado um adolescente de 15 anos, suspeito de preparar um ?ataque iminente?. Foi o segundo plano de atentados ligados ao Estado Islâmico desmantelado pela polícia francesa nessa semana. No último domingo, um carro repleto de botijões de gás foi descoberto nos arredores da catedral de Notre-Dame, e investigações subsequentes levaram á prisão de sete pessoas ligadas a uma célula terrorista que pretendia atacar uma estação de trem na capital francesa.

O adolescente preso neste sábado já estava em prisão domiciliar desde que o país declarou estado de emergência, após os ataque de novembro de 2015, que deixaram 130 mortos. Segundo funcionários da Justiça francesa, o adolescente teria mantido contato com o jihadista francês Rashid Kassim, que também teria orientado membros da célula desmantelada nessa semana. De acordo com o ?Le Monde?, Kassim estaria na Síria e usou a rede de mensagens Telegram para estimular mais ataques na França.

Uma fonte citada pelo jornal afirma que Kassim também orientou dois homens que degolaram um padre em uma igreja da Normandia em julho.