Cotidiano

Hoje aulas da rede estadual vão durar apenas 30 minutos

Professores da rede estadual, municipal e servidores da Unioeste realizaram um protesto em frente a Prefeitura

Cascavel – Professoras da rede estadual de ensino também devem participar da paralisação nacional que ocorre hoje em todo o País. Em Cascavel, de acordo com o presidente da APP-Sindicato, Idalino Pietsch, a paralisação será um pouco diferente. “Como em abril e agosto o Governo do Estado está descontando o dia dos profissionais, que têm por lei o direito de protestar, dessa vez vamos fazer aulas de 30 minutos”.

Segundo ele, a decisão de aderir ao movimento ocorreu no sábado passado, em uma assembleia em Curitiba. “Depois das aulas, tanto pela manhã quanto à tarde, os professores participarão dos atos que ocorrerão em frente à Prefeitura e também na Unioeste”.

Questionado sobre a possibilidade de greve, Idalino disse que os docentes estão em “assembleia permanente”. “Isso significa que a APP-Sindicato não tem hora para chamar os professores para uma nova assembleia, que pode definir inclusive greve em menos de 24 horas”.

REDE MUNICIPAL E UNIOESTE

Já na rede municipal, os professores decidiram também em assembleia realizada na segunda-feira, que hoje não haverá aula, assim como na Unioeste. Um ato está marcado para as 10h em frente ao Paço Municipal com profissionais da educação e demais servidores públicos. À tarde, às 16H, outro ato será realizado na Universidade.

Os profissionais questionam as mudanças na retirada de direitos dos servidores públicos e a reforma na Previdência.

Na Unioeste, a presidente do Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do Paraná), Gracy Kelly Bourscheid, disse que a paralisação de hoje é o início dos trabalhos e nada está descartado. “Os profissionais que atuam na Universidade estão bastante descontentes e existe a possibilidade de uma greve para o mês de outubro”.