Cotidiano

Hillary passa mal e deixa mais cedo cerimônia do 11 de Setembro em NY

NOVA YORK ? A democrata Hillary Clinton saiu mais cedo da cerimônia de homenagem às vítimas do 11 de Setembro que aconteceu neste domingo em Nova York. Um vídeo circula na internet com imagens da candidata aparentemente tonta, com muita dificuldade para se locomover e chegar ao seu carro. A campanha da candidata à Presidência dos EUA informou que ela passou mal porque sentiu muito calor no Marco Zero, onde uma multidão se reuniu para relembrar os atentados, que completam 15 anos. Ela se dirigiu ao apartamento da sua filha e agora já passa bem, segundo sua equipe.

O canal Fox News afirmou, citando uma fonte policial, que Hillary teve um “episódio médico” quando entrava no veículo que a retirou do Marco Zero.

Rapidamente, a portaria do prédio onde a filha de Hillary, Chelsea Clinton, mora ficou lotada de jornalistas. Após algumas horas, ela deixou o local e disse que se sentia bem.

? Eu me sinto ótima, é um lindo dia em Nova York ? disse.

Mas, nas redes sociais, circulam imagens de Hillary visivelmente tonta enquanto tenta deixar discretamente o evento. Amparada por seus assessores, ela quase cai diversas vezes antes de chegar ao carro. hillary

O incidente provavelmente terá consequências na disputa presidencial dos Estados Unidos. Rival de Hillary na corrida à Casa Branca, o republlicano Donald Trump vem insistindo que a ex-secretária de Estado, de 68 anos, não tem o temperamento ou a saúde necessárias para ocupar a Presidência.

Republicanos vêm especulando sobre o estado de saúde de Hillary. No último mês, muitos começaram a reproduzir rumores de que a ex-secretária de Estado poderia nunca ter se recuperado totalmente do coágulo de sangue que ela teve em 2012. Os seus médicos, no entanto, garantem que a candidata está em perfeito estado físico.

Em agosto, uma página da internet administrada por um conservador republicano jogou na rede as primeiras dúvidas sobre a saúde de Hillary. O site diz que a candidata teve ?convulsões? enquanto respondia a uma entrevista recente. A repórter da agência Associated Press que conversou com a democrata, no entanto, rechaçou os rumores.

Poucos dias mais tarde, um blogueiro conservador publicou uma foto em que Hillary recebe ajuda de seus assessores para subir uma escada, após ter tropeçado nos degraus. A fotografia, porém, havia sido tirada em fevereiro ? e, a esta altura, já estava claro que a campanha da democrata havia prosseguido após este episódio sem maiores incidentes.

A discussão acabou ganhando repercussão na imprensa americana, incluindo na rede Fox News. Em um dos seus programas, o apresentador Sean Hannity também declarou que Hillary sofre de convulsões. Diversos outros veículos, no entanto, desmereceram as especulações ? e criticaram os meios que reproduziram as suspeitas nas últimas semanas.

Nas redes sociais, muitos também começaram a questionar as condições físicas de Hillary para ser presidente. No mês passado, a hashtag #HillaryHealth ( ?Saúde de Hillary?, em português) foi utilizada por muitos internautas.hillarysaude

Os médicos de Hillary também afirmam que a democrata não tem limitações físicas para concorrer à chefia da Casa Branca. Em 2015, sua médica pessoal, Lisa Bardack, escreveu em uma carta, acompanhada de exames de Hillary, que ela ?está em excelente condição de saúde e em forma para servir como presidente dos EUA.