Cotidiano

Hillary e Sanders buscam novo fôlego em Kentucky e Oregon

US-HILLARY-CLINTON-AND-BERNIE-SANDERS-SPAR-AT-DEMOCRATIC-DEBATE--GJE2M66S3.1.jpg

WASHINGTON – As primárias democratas de hoje nos estados de Kentucky e Oregon, mais do que definir os delegados que indicam de fato o candidato na convenção de julho, podem dar novo ânimo às campanhas do partido. Hillary Clinton quer voltar a vencer e reforçar seu favoritismo para estar na disputa eleitoral de novembro. Bernie Sanders, por sua vez, quer manter o bom momento, vencer em mais duas prévias e chegar com força para as batalhas da Califórnia e de Nova Jersey, em 7 de junho, e, talvez, terminar a disputa com mais estados conquistados do que a concorrente. Primária 1705

Com poucas pesquisas disponíveis nos estados, é difícil apontar o favorito. Estão em jogo 116 delegados ? 61 no Oregon, 55 no Kentucky ? ou 12,9% do total em disputa. Mas como entre os democratas a divisão é proporcional, não vai alterar o resultado atual, favorável a Hillary.

A favor de Sanders conta o fato de Kentucky e Oregon terem uma população com menos negros e latinos ? tradicionalmente mais próximos de Hillary ? que a média nacional. O Oregon ainda viu neste ano, segundo o jornal ?The Oregonian?, o registro de 109 mil novos eleitores. Os democratas receberam mais 84,8 mil eleitores registrados, em parte por causa da força de Sanders entre os jovens. Uma nova lei que oferece a oportunidade de registro como eleitor junto à carteira de motorista respondeu por metade destes novos eleitores.

Uma vitória nos dois estados, se não muda muito a vantagem de Hillary no total de delegados, faria o senador se aproximar na contagem de estados: até agora, ele venceu em 19, contra 23 de Hillary. Faltarão, além dos dois de hoje, mais seis estados e o Distrito de Columbia (sem contar territórios como Porto Rico).

?Os apoiadores de Sanders ainda têm a esperança de um apoio tardio tão forte capaz de convencer os superdelegados a mudarem de lado?, afirmou o site ?Inquisitr?, de Oregon.

Hillary, por sua vez, tem na manga um apoio tradicionalmente robusto para sua família no Kentucky ? embora muitos moradores do estado, forte em mineração e na exploração do poluente carvão, não tenham esquecido o discurso da ex-primeira-dama em sua campanha em Ohio, quando afirmou que, se eleita, vai tentar parar várias empresas dos dois setores, por questões ambientais. Hillary focou os últimos dias no estado, que não permite a eleitores independentes ? grupo que sempre apoiou mais Sanders ? votar nas primárias.

Vice semelhante a Sanders

No Oregon, uma pesquisa de uma emissora de TV local feita entre os dias 6 e 9 de maio mostra Hillary com 48% de intenções de votos, contra 33% para Sanders.

?O Oregon tem uma primária fechada, ou seja, apenas os democratas registrados podem votar, e Sanders não ganhou uma primária fechada ainda nesta campanha. E os eleitores mais velhos, que apoiam mais Hillary, frequentam mais as primárias que os jovens, que em geral estão com Sanders?, informou o ?Los Angeles Times?.

Mas a pré-candidata, que sente a pressão, já busca um vice-presidente com perfil semelhante ao de Sanders, para empolgar o eleitorado dele. A direção do Partido Democrata afirma, segundo diversos veículos de mídia, que ela precisa de um companheiro de chapa que empolgue, para ter força numa eventual disputa com Donald Trump.

No lado republicano, haverá primária apenas no Oregon, mas, desta vez, após a desistência de seus oponentes, só aparecerá o nome do magnata na cédula de votação.