Cotidiano

Hillary critica Trump por não reconhecer Obama como americano

TOPSHOT-US-VOTE-DEMOCRATS-CLINTONWASHINGTON ? A candidata democrata Hillary Clinton criticou seu adversário republicano, Donald Trump, por não reconhecer que o presidente Barack Obama nasceu nos Estados Unidos. Falando em um evento de campanha, a ex-secretária de Estado voltou a alfinetar o magnata:

? Trump continua não vendo Obama como um americano ? afirmou.

Em um discurso no qual abordou a questão de gênero, ela brincou que sua pneumonia chamou atenção para a saúde da mulher.

? A boa notícia é que a minha pneumonia finalmente deixou alguns republicanos interessados na saúde da mulher ? complementou.

Hillary retomou sua campanha na quinta-feira depois de ficar de repouso por causa de uma pneumonia. Ela participou de um evento para estudantes de uma universidade na Carolina do Norte, antes de seguir para Washington.

Hillary anunciou novos comícios para a próxima semana, em estados onde Trump se aproxima da candidata democrata. A candidata justificou não ter informado que estava com pneumonia alegando que ?muita gente trabalha doente? e que ?não queria parar?.

No último domingo, Hillary teve de ser amparada ao deixar a cerimônia em homenagem às vítimas do 11 de Setembro, em Nova York. Logo depois, sua equipe divulgou que, três dias antes, ela havia sido diagnosticada com uma pneumonia.

Na quarta-feira, a médica que a atende, Lisa Bardack, divulgou à imprensa um comunicado de duas páginas, afirmando que Hillary se recuperava de uma pneumonia ?leve, não contagiosa?, mas que está ?apta para servir? como presidente.

TRUMP APROVEITA AUSÊNCIA DA DEMOCRATA

Nos três dias em que a candidata esteve fora de combate, Trump multiplicou suas aparições públicas e, na quinta-feira, apresentou em linhas gerais seu programa econômico para criar 25 milhões de postos de trabalho em uma década.

? Se baixarmos os impostos, removermos a regulação destrutiva, liberarmos o tesouro da energia americana e negociarmos acordos comerciais que levem o país para frente, não haverá limite para o número de postos de trabalho que iremos criar.

De acordo com o plano, a expectativa é que os Estados Unidos tenham um crescimento econômico de 3,5% ao ano durante uma década, mas o republicano afirmou que espera ainda mais.

? É o momento de estabelecer uma meta de 4% de crescimento anual ? sentenciou.

Nesse mesmo dia, a equipe de campanha do magnata nova-iorquino divulgou uma carta assinada por seu médico pessoal desde 1980, Harold Bornstein, onde afirma categoricamente que o empresário tem uma ?excelente saúde física?.

O documento revelou que Trump toma apenas remédios para reduzir o colesterol e aspirinas em pequenas doses, enquanto outros exames laboratoriais apresentaram resultados considerados normais.

DISPUTA VOTO A VOTO

Em meio às polêmicas sobre a saúde dos candidatos, Hillary precisa retornar à campanha, já que as pesquisas continuam mostrando uma disputa cada vez mais acirrada.

Uma pesquisa da rede CBS e do jornal The New York Times divulgada nesta quinta mostra ambos os candidatos praticamente em empate técnico, com 44% para Hillary Clinton, e 42% para Trump.

Quando a pesquisa inclui no questionário os outros dois candidatos minoritários em disputa – o libertário Gary Johnson e a ambientalista Jill Stein – Hillary e Trump aparecem com 42% cada.

Um estudo da CBS/NYT também mostrou uma enorme divisão de gênero na disputa eleitoral: Trump tem uma vantagem de dois dígitos no eleitorado masculino, enquanto Hillary tem superioridade equivalente entre as mulheres.