Cotidiano

Hillary atribui derrota eleitoral a hackers russos: ?Ameaça à democracia?

WASHINGTON ? A democrata Hillary Clinton atribuiu a sua derrota nas eleições presidenciais americanas aos ciberataques supostamente cometido pelos russos nos EUA ? a que chamou de um ataque contra o país pelo presidente Vladimir Putin. E também citou a divulgação de uma carta do diretor do FBI, James Comey, para reabrir as investigações sobre o uso do seu email pessoal para tratar de assuntos do governo enquanto secretária de Estado pouco antes da votação. As declarações vem depois de semanas de discrição de Hillary, que pouco comentou o resultado das urnas desde a vitória do seu rival republicano, Donald Trump.

Em discurso a doadores de campanha na noite de quinta-feira, Hillary disse que os ciberataques de Putin contra o Comitê Nacional Democrata neste ano foram uma tentativa de Putin de resolver uma rivalidade pessoal com ela ? relembrando as acusações que ela mesma fez em 2011 contra a Rússia, afirmando que as eleições parlamentares no país haviam sido fraudadas. E ainda disse que a atuação de hackers russos é uma ameaça à democracia americana:

? Este não é apenas um ataque contra mim e a minha campanha. É um ataque contra o nosso país. Nós estamos muito além das preocupações políticas normais aqui. Trata-se da integridade da nossa democracia e da segurança da nossa nação.

Sobre o FBI, a democrata afirmou que a reabertura da investigação contra Hillary lhe custou a vitória em vários estados-chave.

? Os eleitores dos ?estados-pêndulo? tomaram suas decisão nos últimos dias contra mim por causa da carta do FBI do diretor Comey ? declarou.