Cotidiano

Hidrômetros protegidos

A Sanepar orienta os moradores das cidades que apresentam temperaturas mais baixas e risco de geadas para que protejam os medidores e as tubulações de entrada de água de seus imóveis. O frio mais intenso pode provocar o congelamento da água dentro dos hidrômetros e o rompimento das tubulações que ficam expostas, podendo interromper o abastecimento.

O rompimento da tubulação ou do hidrômetro causa transtorno direto aos clientes, que podem ficar desabastecidos até que seja efetuada a substituição dos equipamentos e tubulações. A Sanepar orienta, então, a população para que proteja o medidor de água a fim de evitar esses possíveis danos. Como precaução, os moradores podem cobrir o relógio e os canos aparentes com caixa de papelão, pedaço de plástico, lona, ou com outro tipo de material que impeça o acúmulo de gelo.

Outra medida eficaz é fechar o registro de entrada de água à noite, pois evita o acúmulo e o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação. O material de proteção deve ser de fácil remoção e deve ser retirado assim que a temperatura subir ou na data prevista para a leitura da conta. Essa medida vai evitar que os empregados da Sanepar tenham dificuldade para fazer a leitura.

Previsões

O Simepar e o Centro de Previsão de Tempo e Assuntos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontam quedas nas temperaturas nos próximos dias. Existe ainda a previsão da ocorrência de geadas de intensidade franca e moderada para a região Central do Estado. Os dois institutos preveem temperaturas negativas para Cascavel, Guarapuava, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão, Palmas e Telêmaco Borba.