Cotidiano

?Heil Trump?: Nacionalistas fazem saudação nazista para celebrar presidente eleito

imagem.jpgWASHINGTON ? Integrantes do movimento racista e antissemita Direita Alternativa fizeram saudações nazistas durante um evento em Washington, no último sábado, para comemorar a vitória de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos.

Em um vídeo publicado no YouTube pela revista “The Atlantic”, é possível ver Richard Spencer, presidente do Instituto Nacional de Política e líder da Direita Alternativa, inciando seu discurso com a saudação “Heil Trump! Heil our people! Heil our vitory”.

Cerca de 200 nacionalistas participaram do evento e ouviram o discurso de Spencer, marcado por mensagens racistas e ataques a minorias.

?Os Estados Unidos foram até esta última geração um país branco, projetado para nós mesmos e a nossa posteridade. É nossa criação, é nossa herança e pertence a nós?, disse ele.

O líder nacionalisa também criticou jornalistas e judeus, afirmando que o presidente eleito tem posições muito amigáveis com as minorias e com os judeus por deixar a porta aberta para uma futura anistia aos imigrantes ?bons?.

Além disso, Spencer referiu-se à imprensa como “Lügenpresse”, a palavra alemã que os nazistas usavam para se referir aos seus críticos na imprensa.

O evento foi realizado no restaurante Maggiano, que depois se desculpou e disse que a reserva foi feita em cima da fora e com um nome falso.