Cotidiano

HBO vai produzir minissérie sobre ?Napoleão? inacabado de Stanley Kubrick

RIO — A HBO está preparando uma minissérie sobre “Napoleão”, o projeto inacabado de Stanley Kubrick que ficou conhecido como seu “maior filme nunca feito”. Segundo o “Hollywood Reporter”, o canal estaria negociando para Cary Fukunaga, de “True detective”, dirigir o projeto.

A história do “Napoleão” de Kubrick se tornou lendária depois que o cineasta britânico dedicou parte da década de 1960 em pesquisas para contar a história do imperador francês que tentou conquistar toda a Europa. O longa-metragem seria filmado na França, Inglaterra e Romênia — com planos de usar 30 mil soldados do país comunista como extras nas cenas de batalha.

O projeto acabou engavetado por falta de viabilidade econômida, apesar de Kubrick já ter escrito um roteiro e criado uma base de dados com mais de 17 mil imagens e artefatos da era napoleônica. A retomada do projeto se tornou viável porque a família de Kubrick abriu esse arquivo para a HBO.

Jan Harlan, ex-cunhado de Kubrick e produtora de vários filmes dele, fisse ao “Hollywood Reporter” que o presidente da HBO, Len Amato, e o roteirista David Leland, visitaram os arquivos da família no Reino Unido para estudar o material. Steven Spielberg, que há três anos anunciou o desejo de fazer “Napoleão” como uma minissérie, será um dos produtores, ao lado de Darryl Frank e Justin Falvey.

“Tenho certeza que a HBO vai aproveitar o material que temos”, disse Harlan. “Nós fornecemos muita coisa para eles. Fico feliz que o enorme esforço de Stanely finalmente chegue às telas.”