Cotidiano

HBO diz que Brexit não vai atrapalhar produção de 'Game of Thrones'

LOS ANGELES ? “Game of Thrones”, o hit da HBO que é parcialmente filmado na Irlanda do Norte, não vai sofrer por causa da decisão britânica de sair da União Europeia, disse a emissora nesta sexta-feira, em uma tentativa de acabar com as especulações sobre uma eventual perda de financiamento da UE.

Os britânicos votaram na quinta-feira para sair do bloco político, uma decisão que, segundo economistas e líderes do governo, pode atrapalhar prospectos de crescimento para a quinta maior economia do mundo, e poderia diminuir sua atratividade para investidores.

O resultado também pode desencorajar estúdios de Hollywood e emissoras a cabo a filmar programas e filmes no Reino Unido, em parte porque o país não teria mais acesso a subsídios europeus. Atores de ‘Game of thrones’ que fizeram ‘Harry Potter’

A HBO confirmou que a série recebeu apoio do Fundo de Desenvolvimento Regional da UE nos primeiros anos, mas o fundo não apoiou as temporadas recentes.

“Não prevemos que o resultado do referendo sobre a UE terá qualquer efeito material sobre a produção da HBO ‘Game of Thrones'”, disse a emissora, do grupo Time Warner Inc, em nota.

Quando os resultados do referendo histórico do Reino Unido foram divulgados, especulações sobre possíveis efeitos negativos sobre a série mais assistida da HBO se espalharam . “Game of Thrones” chegou a ter uma audiência de 20 milhões de espectadores por episódio na temporada passada.

O programa continuará a receber financiamento do Reino Unido, incluindo do Northern Ireland Screen (NIS), que provê subsídios governamentais para negócios locais. O NIS também divulgou uma nota nesta sexta, dizendo que a organização “não usa dinheiro de programas financiados pela Europa”.

A maioria dos votos na Irlanda do Norte, uma das quatro “nações” do Reino Unido, votou pela permanência na União Europeia.