Cotidiano

Habilidades interpessoais entram nas grades dos MBAs

2013_654880557-2013101456453.jpg_20131014.jpg Mba RIO – Os MBA mais modernos não ficam limitados apenas às teorias, mas ajudam nas questões mais práticas do dia a dia das organizações, e até mesmo para o desenvolvimento da liderança.

? As empresas atravessam uma crise que vai durar algum tempo. Por isso, são muito valorizados os profissionais que conseguem fazer mais com menos, usando os recursos de forma controlada e eficaz. Hoje há que se ?pensar fora da caixa?, assumir riscos calculados, saber usar tecnologias para acelerar processos e encontrar diferenciais nos produtos, ao mesmo tempo em que se reduz equipe. Nada disso se aprende na escola e nem na maioria das universidades: é a lacuna que os MBA podem preencher ? explica Andrea Ramal, consultora de Educação e Desenvolvimento de Pessoas.

Disciplinas como gestão do tempo, gestão de pessoas, comunicação interpessoal e plano de carreira estão nas grades dos currículos de diversas escolas.

? Para um executivo, o relacionamento entra em tudo: na captação de novos negócios, na gestão de pessoas e conflitos, na avaliação de equipes, e assim por diante. No cenário de hoje, o antigo ?chefe?, autoritário e controlador, não tem mais lugar. Por isso, é importante desenvolver habilidades de liderança e relacionamento ? considera Andrea.

Proatividade, autonomia e tolerância à pressão. Isto pode ser trabalhado em sala de aula? Os especialistas garantem que sim. Mas, se necessário, o candidato pode procurar uma ajuda mais direta, como de um coach, por exemplo.

? O trabalho de um coach geralmente é individual. Ou seja, o processo de desenvolvimento das habilidades pessoais pode ser mais rápido. Porém, trabalhar em grupo, dentro de uma sala de aula, tendo a oportunidade de unir a teoria à prática, pode tornar o desenvolvimento ainda mais completo. Com certeza essas habilidades podem ser trabalhadas em salas de aula, simulando situações reais vivenciadas nas empresas dos mais diversos segmentos ? afirma Felipe Kotait Borba, diretor comercial e marketing no Centro Universitário Celso Lisboa.