Cotidiano

Guru lança guia ilustrado que ajuda, entre outras coisas, a cuidar de casacos

2016 916028087-201606131528210121.jpg_20160613.jpgRIO – Inverno no Rio: temporada de desentocar os itens quentinhos do armário por um par de dias. Mas quando começamos a nos acostumar a usar luvas e gorros, é tempo (novamente calorento) de voltar tudo para as prateleiras. Uma tarefa que exige técnica, ou o Método KonMari, propagado pela autora best-seller Marie Kondo.

Em seu segundo livro, ?Isso me traz alegria? (editora Sextante), a guru da arrumação mostra o passo a passo, com direito a ilustrações, de como manter tudo em ordem na casa.

Quando se trata de guardar cada tipo de peça no armário, o lema da japonesa é: encare a roupa como um origami. ?Dobre as pontas do ?corpo? da roupa em direção ao centro para formar um retângulo. Dobre o retângulo ao meio no comprimento. Dobre novamente ao meio ou em três partes?, enumera Marie no livro sobre seu método básico de dobrar.

Se o agasalho envolver um capuz ou uma gola rulê, a dica é dobrá-los para dentro do retângulo. Em caso de roupas muito volumosas como suéteres e malhas, a especialista, cuja consultoria tem uma lista de espera de três meses, indica fazer dobraduras mais frouxas. Caso contrário, os embrulhos muito compactos vão se expandir e tornar a pilha bagunçada. Mas a melhor solução mesmo, segundo ela, é acomodar a peça em uma sacola duas vezes menor, de modo a reduzir o volume, como acontece com um fechamento a vácuo.

?Arrumar não significa simplesmente descartar tudo. Longe disso. Se você tem certeza de que algum objeto lhe proporciona alegria, guarde-o?, recomenda Marie.

Moral da história: nós cariocas agora temos sinal verde para usar. manter e guardar nosso cachecol-xodó sem medo de ser feliz…