Cotidiano

Guaraniaçu é referência em agricultura e pecuária

Guaraniaçu – Técnicas modernas contribuem para fazer de Guaraniaçu um polo em ascensão na produção agropecuária. O avanço resulta do empenho dos produtores e do apoio de empresas como a Fertizan, parceira da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) e da Aceg (Associação Comercial e Empresarial de Guaraniaçu) em recente encontro empresarial realizado no Município. O agrônomo Danimar Dalla Rosa informou sobre números e desempenho do setor primário no município e da colaboração de tecnologias desenvolvidas para mais produtividade, qualidade e custos menores.

Danimar falou das principais culturas agrícolas do Estado, com a liderança da soja, com cultivos em 5,5 milhões de hectares, e do milho, plantado em mais de 2,5 milhões de hectares. Com 15 mil habitantes, Guaraniaçu ainda tem quase a metade de seus moradores radicados na zona rural, onde produzem soja, trigo, milho, feijão e arroz. Somente de soja, a área agrícola destinada é de 16 mil hectares. Mas é na pecuária que o município se destaca com o segundo maior plantel do Estado com 140 mil cabeças, perdendo apenas para Ortigueira.

Tecnologia e conhecimento são fundamentais para que os agropecuaristas do Município sigam competitivos e ofereçam qualidade de vida às suas famílias, de acordo com Danimar. Mesmo com assistência técnica de ponta, há ainda aqueles que resistem às novidades. No entanto, a avalanche de novas informações é tão grande e os resultados mudam de forma tão progressiva que quem não se conectar a um novo mundo de possibilidades terá dificuldades de seguir produzindo.