Cotidiano

Guaíra sedia Fórum de Cidades Digitais do oeste paranaense

Guaíra – O Município de Guaíra será sede do 3º Fórum de Cidades Digitais do oeste paranaense dia 22 de fevereiro, no Hotel Deville Express.

Referência na informatização da Saúde e uso da tecnologia na gestão pública, o Município, na fronteira do Brasil com o Paraguai, foi reconhecido ano passado como um dos Projetos Inovadores do Estado durante o 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido em São José dos Pinhais. Agora, em 2018, Guaíra também se torna protagonista no fomento ao desenvolvimento tecnológico dos demais municípios ao sediar o encontro que visa levar informações e soluções aos gestores públicos interessados na implantação de projetos voltados para as cidades digitais e inteligentes.

A localidade investiu mais de R$ 1 milhão nos últimos cinco anos em tecnologia, desde softwares, implantação de infraestrutura de fibra óptica em toda a rede urbana e área rural, e o prontuário eletrônico na Saúde, que, segundo o coordenador de Tecnologia da Informação de Guaíra, Benjamin Lemes Fernandes, melhorou o atendimento aos moradores ao mesmo tempo em que facilitou o trabalho dos profissionais da área. “Além disso, as visitas dos agentes comunitários foram integradas ao nosso mapa de georreferenciamento, sendo possível verificar se na região atendida há uma população de gestantes de alto risco ou não, idosos, de dengue ou como está a conservação da sua região, por exemplo, para poder tomar uma melhor decisão. A tecnologia ajuda em toda a gestão”, comentou Fernandes, destacando que as ferramentas trouxeram mais agilidade e controle no atendimento de pacientes e também dos moradores das regiões vizinhas que utilizam os serviços da cidade de 33 mil habitantes.

De acordo com o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo do Fórum de Cidades Digitais é promover a troca de experiências, facilitando o acesso dos pequenos e médios municípios a soluções e como diversas prefeituras têm investido para agilizar os processos e desburocratizar a máquina pública.