Cotidiano

Grupo debate a destinação de resíduos sólidos

Toledo – Para trabalhar a gestão de resíduos sólidos dos municípios, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) promoveu um encontro com 22 municípios que são atendidos pelo Escritório Regional do Órgão em Toledo.

Durante o evento foi proposto e aclamada a criação do GT22 (Grupo de Trabalho). “Os municípios ressaltaram a importância da formação do grupo de trabalho entre todos para discutir e buscar soluções consorciadas quanto aos problemas locais relacionados ao atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, como a destinação adequada de pneumáticos. É importante ressaltar que o grupo de trabalho é dos municípios com apoio dos regionais de Toledo do IAP, da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e do Instituto das Águas do Paraná”, explica a chefe regional do IAP, Maria Glória Genari Pozzobon.

“Nesta semana o grupo de trabalho irá se reunir para definir o regimento interno do GT-22, eleger presidente, secretário ou secretária e estabelecer as prioridades de ações do grupo, baseadas nas necessidades de cada município”, explica a chefe regional.

A criação do Grupo de Trabalho atenderá também o Decreto Estadual 8656/2013, que criou o chamado R20, um grupo formado por representantes dos municípios paranaenses que tem o objetivo de trocar informações e acompanhar o trabalho para a gestão de resíduos sólidos urbanos. O grupo foi criado pelo Governo do Estado para ajudar na busca de soluções para coleta seletiva, reciclagem de materiais e logística reversa; e foi regulamentado em 2015 pela Assembleia Legislativa do Estado.