Cotidiano

Gripe: Dia D terá todas as unidades de saúde abertas

Toledo – Hoje é o dia D da Campanha de Vacina Contra a Influenza (Gripe). Por todo o País, as unidades básicas de saúde ficam abertas hoje para atenderem ao público-alvo. A campanha nacional segue até 1º de junho.

Em Toledo, as UBS da área central farão a vacina das 8h às 17h. No interior, o horário será diferenciado. Nas UBSs de São Luiz do Oeste, Boa Vista, Novo Sobradinho, Dois Irmãos, Vila Ipiranga, Dez de Maio, Concórdia do Oeste o atendimento ao público será das 8h às 13h. Nas UBSs da Vila Nova, Novo Sarandi, São Francisco, Panorama, Pancera, Centro De Saúde, Europa, Santa Clara IV, Maracanã, Coopagro Porto Alegre, Cosmos, Concórdia, o horário de atendimento será das 8h às 17h de forma ininterrupta.

Para receber a dose, é preciso levar a carteirinha de vacinação. Este ano, a meta da ação é vacinar 33 mil pessoas em Toledo.

Até a última quinta-feira, conforme a Vigilância Epidemiológica, foram vacinados em Toledo 13.969 pessoas. Dentro do público-alvo, foram imunizadas 24% das crianças da meta, 58% de trabalhadores de saúde, 33% das gestantes, 26% das puérperas, 58% dos idosos e 32% dos professores. “O índice ainda é baixo por estarmos em duas semanas de campanha. Mas esse número deve aumentar significativamente com o Dia D”, avalia a enfermeira Cleonice Sarturi.

A indicação da profissional é de que o público busque a vacina o mais cedo possível. “O ideal é que as pessoas procurem se vacinar, pois temos muita gente gripada e internada por conta da gripe. A previsão é de frio nas próximas semanas, lembrando que o vírus se propaga com muita facilidade nesse clima. O dia D é ideal para quem não tem tempo de se vacinar durante a semana”.

Em Rondon

Em Marechal Cândido Rondon haverá 11 pontos de vacinação, sendo: as unidades ESF (Estratégia Saúde da Família) dos Bairros Augusto, Alvorada, Líder, Marechal, São Lucas, Primavera e Vila Gaúcha, além dos Distritos de Margarida e Porto Mendes. Haverá atendimento também na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Botafogo e na Unidade de Saúde 24 Horas.

A secretária de Saúde, Marciane Specht, orienta aqueles rondonenses que não terão ponto de vacinação na sua localidade que procurem o mais próximo.

Em Quatro Pontes

Já em Quatro Pontes, a Secretaria de Saúde espera imunizar 190 crianças, 58 trabalhadores de saúde, 38 gestantes, 620 idosos, 300 pacientes crônicos, professores da rede pública e privada, puérperas e professores aposentados com menos de 60 anos, chegando à meta de 100%.

No Paraná

A meta de cobertura vacinal no Paraná é atingir 3,2 milhões pessoas, de 399 cidades, ou seja, a estimativa é de que 90% do público-alvo seja imunizado. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado, que faz a distribuição para as Regionais de Saúde. Em 2017, o Paraná bateu sua meta de vacinação, imunizando 2,7 milhões de paranaenses.

 

SAIBA MAIS

A GRIPE – A influenza (chamada comumente de gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo causar pandemias. A transmissão ocorre pelo contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções e é mais elevada em ambientes fechados. Crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão do vírus na família. O vírus sobrevive em diversas superfícies de oito a 48 horas.

SINTOMAS – Febre, tosse, mal-estar, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios.

A VACINA – A vacina contra a gripe é trivalente, contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e cepas do vírus tipo B.

QUEM PRECISA VACINAR – Devem se vacinar crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); idosos a partir dos 60 anos; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas e portadores de doenças crônicas que devem apresentar receituário médico com justificativa.