Cotidiano

Greve entra no quarto dia; Cettrans vai fiscalizar cumprimento de frota mínima

Justiça determinou que nos horários de pico 50% da frota esteja circulando

Cascavel – Durante a tarde de quarta-feira (13) foi realizada a audiência de reconciliação e instrução em Curitiba entre as empresas e o Sinttracovel (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo de Cascavel), presidida pelo juiz Alcides Nunes Guimarães, do Tribunal Regional de Trabalho da 9º Região.

Na audiência, ficou acordado que a greve continua, mas foram ouvidas manifestações e possíveis propostas de ambas as partes. A próxima audiência, na capital estadual, ficará para o dia 20 de janeiro.

No processo, foi proposto um reajuste salarial de 13% a ser pago em duas parcelas, a primeira em janeiro e a segunda em dezembro. Já o valor do reajuste do vale-alimentação chegou a R$ 200 e a data-base da categoria para 1º de outubro. No entanto, as discussões em relação às propostas seguem nesta quinta-feira, a partir das 14h30, no Ministério Público, essa já em Cascavel.

Segundo informações da assessoria de imprensa das empresas Viação Capital e Pioneira, os motoristas não estão respeitando o cumprimento de 30% da frota nas ruas. Na quarta, novamente apenas 33 ônibus operaram, quando deveriam ser 43 carros circulando pelos terminais. A frota atual é de 146 veículos. De acordo com a assessoria, outros motoristas impediram que os dez ônibus saíssem das garagens na manhã de ontem.

Durante a audiência ficou acordado ainda o cumprimento de 30% da frota mínima e 50% dos veículos durante os horários de pico: das 11h às 13h30 e das 18h às 20h30. Em caso de descumprimento, o Sindicato pagará multa de R$ 60 por trabalhador por dia de paralisação.

Também ficou acordado que a Cettrans e o Sindicato dos Trabalhadores vão fiscalizar se os ônibus vão circular na quantia fixada.