Cotidiano

Gravuras rupestres indicam que técnica usada por Van Gogh existe há 38 mil anos

auroque.jpg

RIO ? Um coleção recém-descoberta com 16 blocos de calcário contendo gravuras rupestres mostra que os homens pré-históricos utilizavam técnica de desenho retomada milênios depois por mestres da pintura como Vincent Van Gogh, Georges Seurat e Camille Pissarro. Com pequenos pontos escavados na rocha, eles criaram, há 38 mil anos, ilusão de ótica que dava ao observador a impressão de uma imagem maior, algo próximo ao pontilhismo, desenvolvido por impressionistas do século XIX.

LINKS RUPESTRE

? Nós estamos bem familiarizados com as técnicas desses modernos artistas ? destaca Randall White, antropólogo da Universidade Nova York, que liderou as escavações que descobriram as peças em Vézère Valley, na França. ? Mas agora nós podemos confirmar que essa forma de criar imagens já estava sendo praticada pelas primeiras culturas humanas na Europa, do Período Aurignaciano.

As gravuras, que incluem imagens de cavalos e mamutes, confirmam que o pontilhismo já era usado no Aurignaciano, a mais antiga cultura humana moderna da Europa. A descoberta alimenta outras evidências anteriores, como um rinoceronte, encontrado na Grotte Chauvet, na França, formado pela aplicação de dezenas de pontos, pintados na palma de uma mão e transferidos para a parede da caverna.

A equipe de White já havia anunciado no mês passado a descoberta da imagem de um auroque (uma espécie de bovino já extinta) formada por pontos gravados na pedra, também datada de 38 mil anos atrás, uma das mais antigas figuras rupestres encontradas na Eurásia Ocidental. A peça foi descoberta no sítio arqueológico de Abri Cellier, conhecido desde 1927.

133853.jpg

Há pouco mais de dois anos, White retornou a Abri Cellier, em busca de depósitos intactos que permitissem um melhor entendimento sobre este período da Humanidade. Eles esperavam encontrar algo, mas nada próximo à coleção de 16 blocos gravados. A descoberta foi descrita no periódico ?Quaternary International?.

O que chama atenção é que dos 16 blocos, 15 já haviam sido escavados em 1927, mas passaram as últimas nove décadas despercebidos. Apenas pedra com a gravura do auroque foi escavada agora. Como muitos dos traços gravados são rudimentares e de difícil interpretação, os primeiros escavadores deixaram eles de lado, sem perceberem as gravuras.