Cotidiano

Gravações indicam ação de políticos do PMDB para prejudicar Lava Jato

RIO ? Em novos áudios revelados pelo Jornal da Globo, diálogos entre o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, e o ex-senador José Sarney mostram os dois conversando sobre formas de ter acesso ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. Em outro trecho, Sarney também fala que uma possível delação da Odebrecht poderia implicar a presidente Dilma Roussef por conta d pagamentos ao publicitário João Santana.

Em um trecho das gravações, de 10 de março, Sarney cita o nome do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha, como alguém que teria proximidade com Teori.

MACHADO ? Porque realmente, se me jogarem para baixo aí… Teori ninguém consegue conversar.
SARNEY ? Você se dá com o Cesar. Cesar Rocha.
MACHADO ? Hum?
SARNEY ? Cesar Rocha.
MACHADO ? Dou, mas o Cesar não tem acesso ao Teori não. Tem?
SARNEY ? Tem total acesso ao Teori. Muito muito muito muito acesso, muito acesso. Eu preciso falar com Cesar. A única coisa com o Cesar, com o Teori é com o Cesar.

Em outro gravação, no dia 11 de março, estavam presentes Sarney e o presidente do Senado, Renan Calheiros. Ainda falando sobre como chegar a Teori, o grupo cita o advogado Eduardo Ferrão.

SARNEY ? O Renan me fez uma lembrança que pode substituir o Cesar. O Ferrão é muito amigo do Teori.
RENAN ? Tem que ser uma coisa confidencial.
MACHADO: Só entre nós e o Ferrão.

Em outra conversa com Sérgio Machado, em que foi discutida a delação de executivos da Odebrecht, o ex-presidente José Sarney fala sobre o risco do processo atingir a presidente Dilma Roussef.

SARNEY ? A Odebrecht […] vão abrir, vão contar tudo. Vão livrar a cara do Lula. E vão pegar a Dilma. Porque foi com ele quem tratou diretamente sobre o pagamento do João Santana foi ela. Então eles vão fazer. Porque isso tudo foi muito ruim pra eles. Com isso não tem jeito. Agora precisa se armar. Como vamos fazer com essa situação. A oposição não vai aceitar. Vamos ter que fazer um acordo geral com tudo isso.
MACHADO ? Inclusive com o supremo. E disse com o Supremo, com os jornais, com todo mundo.
SARNEY ? Supremo … Não pode abandonar.