Variedades

Grafite é usado para oficina de educação ambiental em Toledo

Todas as etapas do projeto contemplam oficinas que envolvem o público infantil, jovens e adultos dos mais diversos segmentos, sempre relacionando o conteúdo de resíduos sólidos e suas destinações

Grafite é usado para oficina de educação ambiental em Toledo

Alunos do 5º ano das escolas municipais Amélio Dal Bosco e Borges de Medeiros, e estudantes de diversas turmas do Colégio La Salle participaram nessa semana, de uma oficina de Educação Ambiental. A linguagem utilizada para transmitir o conhecimento foi o grafite. O grafiteiro toledano Isaac Souza de Jesus foi o responsável pela condução dos trabalhos.

A atividade é realizada por meio de um convênio firmado ainda em 2020 entre o Município de Toledo e a Itaipu Binacional. Por meio da Linha Ecológica era previsto a realização de oficinas de Educação Ambiental (EA) e Cultura em 55 municípios da região, Toledo é um dos contemplados. As restrições impostas em função da pandemia dificultaram a realização das atividades anteriormente.

O Secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS), Júnior Henrique Pinto, disse que a “ideia é promover ações de Educação Ambiental por meio de oficinas em espaços públicos e abertos para envolver as crianças e os jovens, além de oportunizar a sensibilidade e conscientização sobre a importância da coleta seletiva e a contribuição de cada um com o meio ambiente”.

Júnior salientou a importância do envolvimento das crianças. “É uma alegria enorme ver as crianças participando. Nossas ações só têm a devida importância por conta dessa participação. E transmitir esses conhecimentos por meio da arte é extremamente importante para sensibilizar e expressar as nossas demandas”.

Todas as etapas do projeto contemplam oficinas que envolvem o público infantil, jovens e adultos dos mais diversos segmentos, sempre relacionando o conteúdo de resíduos sólidos e suas destinações.

A proposta de público do convênio é abrangente, envolvendo agricultores, professores, estudantes, técnicos de Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), catadores, técnicos de convênios de Educação e Cidadania de Itaipu, nutricionistas, cozinheiras de escolas, indígenas, entre outros.

Ao todo, a Itaipu Binacional vai promover 495 oficinas de Educação Ambiental e Cultura nos 55 municípios da sua área de abrangência. Por meio do convênio Linha Ecológica – Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território – que tem o Conselho dos Municípios Lindeiros como parceiro, serão realizadas nove oficinas em cada município, sendo três de recuperação de nascentes, duas de hortas comunitárias, duas de cisternas e duas de grafite.

As atividades são sempre interativas e permitem o envolvimento da comunidade, à exemplo da oficina de grafite, a qual teve participação de pais e professores durante a realização dos trabalhos. Além de absorver os conhecimentos repassados, também puderam colocar a “mão na massa” e interagir de forma prática na atividade.

SECOM TOLEDO