Cotidiano

Governos prometem US$ 75 bi para fundo do Banco Mundial para países pobres

WASHINGTON – O Banco Mundial (Bird) disse, nesta quinta-feira, que 48 governos contribuirão para o combate da pobreza extrema com US$ 75 bilhões em novos fundos para a Associação de Desenvolvimento Internacional, o fundo do banco para os países mais necessitados. Isso permitirá que a instituição aumente as intervenções de desenvolvimento para enfrentar conflitos, fragilidade e violência, deslocamentos forçados, mudanças climáticas e desigualdade de gênero, disse o Bird.

A iniciativa também ajudará a promover uma melhor governança e construção de instituições e desenvolvimento econômico, áreas que o Banco Mundial identificou para os próximos três anos.

?Este é um passo crucial no movimento para acabar com a pobreza extrema?, comentou o presidente do Bird, Jim Yong Kim, em comunicado. ?Os compromissos feitos por nossos associados, combinados com as inovações da ADI para recorrer ao setor privado e arrecadar fundos de mercados de capital, transformarão a trajetória de desenvolvimento dos países mais pobres do mundo?.

O Banco Mundial afirmou que a mais recente injeção de fundos, que será empregada de 1º de julho de 2017 a 30 de junho de 2020, respaldará serviços de saúde e nutrição para até 400 milhões de pessoas, melhorias na qualidade da água para até 45 milhões de indivíduos e condições de parto seguro para até 11 milhões de mulheres.

Além disso, também será possível prover a imunização para até 180 milhões de crianças; ampliar o acesso a serviços financeiros e gerar 5 gigawatts adicionais de capacidade em energia renovável, sustentou o banco.