Cotidiano

Governo estuda modelo para reduzir risco cambial com BB, Caixa e BNDES

207001170.jpg

RIO – Moreira Franco, secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), disse que o governo estuda com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o BNDES alternativas para reduzir o risco cambial e, com isso, atrair investidores estrangeiros ao país. Ele não deu detalhes do que está em estudo, mas citou algumas alternativas como o estímulo de debêntures de infraestrutura.

dolar 2610

? Queremos uma modelagem de financiamento que seja ao longo do próprio projeto e vamos estimular debêntures de infraestrutura com possibilidade de ter trânsito internacional. Depois das últimas viagens, estamos mobilizando BB, Caixa e BNDES, além de organismos internacionais, para enfrentar o risco cambial. Queremos encontrar outra solução que não seja a indexação, já que a experiência no Brasil é catastrófica com situações difíceis de serem superadas.

Temos que levar para o centro dos contratos, ver questões como o tempo, para compatibilizar o risco cambial que eventualmente existam.

Segundo ele, o objetivo é ?ter condições de trazer investidores?.

? Lançamos 36 proposições para portos, rodovias, ferrovias. Estamos conversando sobre o saneamento em alguns estados. Isso significa ter investimento, e isso gera crescimento e isso gera emprego. Serão 13 milhões de desempregados até o fim do ano. E a única maneira de resolver isso é com crescimento, gerando emprego.