Cotidiano

Governo e Farc acertam saída de crianças-soldado da guerrilha

BOGOTÁ – As crianças-soldado das Farc começarão a sair, em breve, das fileiras dessa guerrilha, segundo acordo firmado neste domingo entre o grupo rebelde e o governo da Colômbia perante a ONU, como parte do processo de paz prestes a ser assinado em Cuba.

A guerrilha “se compromete a realizar a saída dos menores de 15 anos das Farc assim que se acordar o protocolo e o plano transitório de acolhida dessas crianças”, declararam as partes envolvidas, em um comunicado conjunto lido em Havana, mediadora das negociações de paz.

A medida foi anunciada no momento em que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo discutem o cessar-fogo bilateral e definitivo, um dos últimos pontos prévios à assinatura do acordo de paz.

As partes envolvidas não informaram quantos menores poderão se beneficiar desse pacto, o segundo anunciado esta semana. Na quinta-feira passada (12), divulgou-se um acerto que blinda juridicamente o acordo definitivo de paz negociado em Cuba.

O recrutamento de menores foi parte das discussões de paz que as Farc desenvolvem desde 2012 em Cuba com o governo. Em fevereiro passado, a guerrilha já havia anunciado o fim dessa prática com menores de 18 anos.