Cotidiano

Governo de SP diz que abuso policial em protesto está sendo investigado

SÃO PAULO – O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa, disse nesta quinta-feira que casos suspeitos de abuso policial nas últimas manifestações de rua estão sendo investigados pelo governo. Ele esteve no Ministério Público do Estado nesta tarde para discutir a atuação de agentes durante os protestos. Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Judiciário, da Polícia Civil, além de entidades que organizam os movimentos, também estiveram presentes.

? Pudemos imaginar algumas situações que já estamos investigando e que realmente fogem de qualquer protocolo. Exemplo: a notícia de que policias teriam insurgido contra frequentadores de estabelecimentos comerciais e também momentos em que profissionais de imprensa tiveram dificuldade em exercer seu trabalho ? apontou ele.

Mágino frisou que todas as denúncias contra policiais estão sendo investigadas. Ele disse também que dois policiais foram afastados das manifestações.

? Mas não foram afastados de suas funções ? observou.

Um deles é o tenente-coronel Henrique Motta, que debochou de uma estudante ferida no olho num protesto ao compartilhar nas redes sociais a mensagem ?quem planta rabanete, colhe rabanete?. O outro policial é acusado de atropelar um jovem durante uma manifestação.

Segundo o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, a reunião desta tarde serviu para que “todos chegassem a um consenso do que é importante para a cidade”. Neste encontro, de cerca de duas horas de duração e com quase 50 presentes, foi sugerida a criação de um grupo de trabalho para que representantes dessas entidades acompanhem as manifestações e “aperfeiçoem suas táticas”, ainda de acordo com Smanio.

? São várias as possibilidades ? concluiu ele após ouvir se seria possível que a polícia mude seu protocolo.

Nesta noite está um novo protesto está programado na capital paulista contra o presidente Michel Temer. Desde o fim da tarde, manifestantes estão concentrados no Largo da Batata, bairro de Pinheiros, Zona Oeste. O plano é seguir em caminhada até a residência de Temer na capital paulista. Por enquanto, o clima é pacífico.