Cotidiano

Governo colombiano anuncia morte de dois guerrilheiros das Farc

201611152316319129_AFP.jpgBOGOTÁ – O governo colombiano anunciou, nesta quarta-feira, a morte de dois homens identificados como guerrilheiros das Farc em combates na província de Bolivar. De acordo com o Exército da Colômbia, os guerrilheiros carregavam armas fora da zona delimitada pelo governo. Trata-se da primeira vez que o atual acordo bilateral de cessar-fogo é quebrado.

– Houve combates ao sul de Bolivar e morreram guerrilheiros que dizem pertencer às Farc – afirmou Humberto de la Calle, chefe do governo na negociação de paz com os guerrilheiros.

O exécito colombiano informou ainda que outro suposto membro das Farc se entregou na tarde desta quarta-feira, para depois confirmar que os dois mortos pertencem à Frente 37 das Farc.

As mortes acontecem apenas quatro dias após governo e dissidentes finalizarem a revisão de um acordo de paz, chamado Acordo Geral para o Término do Conflito. A guerra contra as Farc já dura 52 anos e deixou mais de 200 mil mortos na Colômbia.

O acordo original de paz foi rejeitado pela população colombiana em plebiscito no último mês. O texto do novo pacto, anunciado em comunicado conjunto de representantes do governo e das Farc, contém várias propostas que apresentadas por distintos setores da sociedade colombiana, inclusive dos líderes do movimento pelo ?Não?, após a realização do plebiscito.

Os opositores ao acordo de paz, no entanto, reagiram com cautela ao anúncio do novo pacto, no último sábado. Três dos principais líderes do campo do ?não? ao acordo anterior ? os ex-presidentes Álvaro Uribe e Andrés Pastrana e a ex-candidata à Presidência Marta Lucía Ramírez ? afirmaram que o texto deve ser bem analisado.