Cotidiano

Governo aumenta liberação de venda de milho para pequenos produtores

BRASÍLIA – O governo anunciou aumento na liberação da venda de milho de estoques públicos para pequenos produtores. A nível nacional, comparando este ano com o ano passado, o montante passa de 165 mil toneladas de milho para 250 mil toneladas. Para o Nordeste, em 2016 foram liberadas 91,2 mil toneladas do grão, e agora serão 200 mil toneladas.

Os dados divulgados tinham 60 mil toneladas de milho a menos. O presidente Michel Temer anunciou o incremento, destinado especificamente ao Nordeste, no começo do discurso. O presidente defendeu que o governo está “ao lado dos pobres”.

? Este o governo que está ao lado dos pobres do Nordeste e de todo o Brasil ? disse, completando ressaltando que isso não faz com que o governo abra mão da responsabilidade fiscal:

? Não nos esquecemos daqueles mais carentes do nosso país.

O milho em grão é o principal produto do programa Vendas em Balcão, da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab). O público é formado por pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, codornas e bubalinos. Agroindústrias de pequeno porte também podem ser contempladas.

Antes da cerimônia, foi divulgada pesquisa do instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), que mostra que a reprovação ao governo Temer aumentou sete pontos percentuais de outubro para cá. No total dos entrevistados, 44% avaliam de forma negativa a administração do peemedebista (eram 37% em outubro), 39% os que consideram regular (eram 36%) e 10% os que avaliam como positivo (contra 15% no levantamento anterior).