Cotidiano

Governo articula calendário para votação da reforma da Previdência

BRASÍLIA – O governo estuda, junto ao relator da reforma da Previdência, Arthur Maia, se dilata o prazo para tramitação da reforma da Previdência. Em sua primeira entrevista à frente da Secretaria-Geral de Governo, o ministro Antônio Imbassahy afirmou que, mesmo se houver possíveis mudanças, permanece o objetivo inicial, de votar o projeto ainda em abril. O secretário da Previdência, Marcelo Caetano, também participou da coletiva.

? Nós fizemos uma articulação com o relator Arthur Maia e o presidente da comissão (Carlos) Marun, discutimos uma proposta de calendário. E estamos discutindo nesse momento se dilata uma semana, 10 dias. A ideia básica é ter a proposta em plenário até abril ? disse.

Questionado sobre possíveis pontos que o governo estaria disposto a negociar, o secretário de Previdência se limitou a dizer que o Congresso tem soberania para decidir essas questões, mas que o governo vai argumentar para manter o projeto o mais fiel possível ao original.

? O Congresso tem soberania em relação à velocidade da aprovação e se aprova ou não. Nós da parte técnica, que elaboramos a proposta, temos a perfeita consciência da necessidade de da reforma, o principal intuito é garantir benefícios previdenciários e nós, no processo de diálogo, vamos mostrar a necessidade da reforma.

Perguntado se o governo discute conceder um aumento salarial aos militares em troca da reforma da Previdência para esse grupo, o secretário de Governo afirmou que ?não há nenhum debate nesse sentido?.

Imbassahy ainda afirmou que o governo tem se articulado para esclarecer as dúvidas dos deputados e convencê-los da importância da reforma. A coletiva ocorreu logo depois Segundo ele, há ?informações circulando? sobre a reforma ?que não correspondem à realidade?. Ele citou outros projetos polêmicos que foram aprovados pelo governo no Congresso.

? Vários projetos e propostas importantes que foram aprovados no Congresso, destacaria a PEC do teto. E a reforma da previdência é essencial, sem ela você perde muito o sentido do que está sendo realizado nesse período ? disse.

Questionado sobre uma possível resistência, por parte do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em conduzir a tramitação com a mesma rapidez com que levou a PEC do Teto, Imbassahy se limitou a dizer que o deputado tem sido ?um parceiro? e um ?colaborador efetivo?.