Cotidiano

Governo apresenta orçamento de 2017 a servidores públicos

Reunião faz parte das negociações com as categorias em greve

Curitiba – O Governo do Estado realiza hoje, a partir das 14h, no auditório da Celepar, em Curitiba, um fórum de debates sobre a situação do orçamento de 2017. Todos os sindicatos que representam as diversas categorias de funcionários públicos foram convidados a participar dessa apresentação das contas públicas, para que então seja possível negociar com as categorias que estão em greve, inclusive os professores, que seguem para o terceiro dia das paralisações, e policiais civis.

Conforme a APP-Sindicato, a principal reivindicação de todos os servidores estaduais é o pagamento das progressões e promoções em atraso, o que segundo o sindicato passa dos R$ 600 milhões, além da retirada das emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias, que descumpre a Lei da Data-base e congela os salários do funcionalismo público.

Números

Aproximadamente 65 mil professores e funcionários da rede estadual de ensino aderiram à paralisação. A maior adesão ocorre nas cidades de Maringá e Londrina, com apoio de 80% dos sindicalistas. Em Cascavel, conforme o diretor regional de comunicação da APP-Sindicato, Daniel Mattoso, 37 colégios permanecem ocupados. Entre os municípios do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, 46 instituições de ensino estão sem aula por conta das ocupações e da greve. No Oeste, 99 colégios foram ocupados e 55 interromperam as aulas por conta da adesão dos professores às paralisações.

A Secretaria da Educação atualiza que o número de escolas que funcionam normalmente no Estado é de 47,5%, parcialmente chegam a 21%, e totalmente paralisadas 4,5%.

O Paraná tem ainda 688 colégios ocupados por estudantes secundaristas, 11 universidades, incluindo os campus da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon e três Núcleos Regionais de Educação, segundo dados do movimento Ocupa Paraná, que há 16 dias iniciou os protestos contra a PEC 241 e a Medida Provisória 746, que prevê uma reforma no ensino médio em todo o País. Já, a Seed (Secretaria de Estado da Educação) confirma a ocupação de 630 escolas, que representam 25% das unidades de ensino sob custódia do Estado.

Calendário

A Seed (Secretaria Estadual da Educação) adiantou que as aulas deste ano letivo podem terminar em fevereiro de 2017 em virtude de greves e do movimento de ocupação das escolas do Paraná.

O calendário escolar previa aula até 21 de dezembro. “Janeiro é mês de férias para professores e funcionários. Possivelmente teremos que repor em fevereiro”, avaliou a secretária de Estado da Educação, Ana Seres, em nota oficial divulgada pela pasta. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) devem ser cumpridos 200 dias letivos e 800 horas/aula no ano. 

Relatório

O governador Beto Richa e a secretária de Educação, professora Ana Seres, entregaram nesta terça-feira (18) ao ministro da Educação, Mendonça Filho, o relatório dos seminários que debateram com a comunidade escolar paranaense a proposta do governo federal de reforma do ensino médio. A reunião com o ministro foi realizada em Brasília, nesta terça-feira (18). 

“Trouxemos ao ministro o resultado dessas participações, e ele atenciosamente nos recebeu e se comprometeu a analisar nossas contribuições”, disse o governador Beto Richa. “É necessária uma modernização do ensino médio no país. A intenção é aprimorarmos a proposta”, completou o governador. 

– A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, explicou que cerca de 85% dos participantes dos seminários criticaram a forma como foi encaminhada a reforma, ou seja, por Medida Provisória do governo federal. “Mas é praticamente unanimidade que o ensino médio precisa de reformas”, frisou Ana Seres.