Cotidiano

Governador do RN pede reforço da Força Nacional para conter crise penitenciária

63838008_Riot police agents group and approach to negociate with an inmate%27s delegate R during a.jpgRIO ? O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, anunciou nesta segunda-feira, em sua conta no Twitter, que vai pedir ao governo federal o reforço do efetivo da Força Nacional no estado para conter a crise no sistema penitenciário. No sábado, uma rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal, deixou 26 presos mortos.

De acordo com o portal “G1”, 116 militares da Força Nacional atuam na região metropolitana de Natal desde setembro de 2016.

Faria disse ainda que terá uma reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes nesta terça-feira. O governador pretende pedir, também, uma audiência com o presidente Michel Temer para tratar do tema.

Governador do RN

Durante o fim de semana, Moraes esteve em contato permanente com o governo local e autorizou a liberação de recursos federais para reforçar a segurança no presídio de Alcaçuz.

Na manhã desta segunda detentos ocuparam o telhado da prisão, segurando pedaços de pau e gritando ameaças para outros presos. Agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) do Rio Grande do Norte, e policiais militares adentraram a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal, para tentar retomar o controle da unidade, no início da tarde.