Cotidiano

Gostaria de ter a 'burra cheia' de dinheiro, diz Temer

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer voltou a falar que gostaria de gastar o máximo que pudesse de dinheiro, mas disse que os tempos não o permitem. A expectativa é que o Senado aprove nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos.

? Qual é o governante que não gosta de gastar? Eu gostaria, como presidente, de ter a burra cheia e distribuir, ministro Meirelles. O ministro Meirelles não gostaria não, mas eu gostaria ? riu Temer, ao citar o chefe da área econômica do governo.

? Eu gostaria de dizer: “olha aqui, agora tem o programa tal e agora tem o programa tal”. Mas agora isso não é possível ? completou o presidente.

O Planalto espera que o plenário do Senado aprove em primeiro turno a PEC do teto de gastos. O segundo turno seria em duas semanas, e a expectativa do governo é que a emenda seja promulgada ainda em dezembro, antes do recesso parlamentar.

Caso a PEC seja aprovada nesta terça-feira, em primeiro turno, com boa margem de votos, o Planalto pode enviar a reforma da Previdência ao Congresso na próxima sexta-feira.

Em cerimônia no Tribunal de Contas da União (TCU), o presidente voltou a lamentar a queda do avião com o time da Chapecoense. A solenidade, que teve um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente aéreo envolvendo o time da Chapecoense na madrugada desta terça-feira, entregou o Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas. No começo do discurso, Temer lamentou novamente as mais de 70 mortes.

O Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas foi entregue a três órgãos da administração direta, três da administração indireta e também para cinco municípios. Da administração direta, foram agraciados: Banco Central, Ministério da Educação e Departamento de Engenharia e Construção do Exército (DEC). Os órgãos de administração indireta que receberam o prêmio foram Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

Já as cidades reconhecidas, uma de cada região do país, foram Araguaína (TO), Fortaleza (CE), Nova Andradina (MS), São José do Rio Preto (SP) e Araranguá (SC). O critério de avaliação foi o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), desenvolvido pelos tribunais de contas estaduais.