Cotidiano

Google anuncia aplicativos para competir com WhatsApp, Apple e Facebook

201605181702409706_AFP.jpg

SÃO FRANCISCO – O Google anunciou nesta quarta-feira que lançará dois aplicativos de mensagens para smartphones, um deles para videoconferências e outro para troca de mensagens. A companhia também divulgou o lançamento de um ?assistente virtual? e outros produtos de realidade virtual, que revelam os esforços da empresa de tecnologia para entrar no ramo da inteligência artificial.

O primeiro aplicativo apresentado durante a conferência anual dos desenvolvedores do grupo será um rival do WhatsApp e do Messenger, do Facebook: o serviço de mensagens ‘Allo’ permite a comunicação por mensagens escritas e fotos. O diferencial, no entanto, é que o Google tentou torná-lo mais eficaz integrando funções de inteligência artificial. Desse modo, o aplicativo propõe, por exemplo, uma série de respostas para cada mensagem recebida.

Inclui, ainda, uma assistente virtual e um modo “incógnito”, com o qual se pode encriptar as mensagens de ponta a ponta ou determinar uma data de expiração para elas.

Com o segundo aplicativo apresentado nesta quarta-feira, chamado ‘Duo’, duas pessoas podem se comunicar por vídeo através dos seus smartphones. Será o novo concorrente do FaceTime, também do Facebook. O aplicativo inclui uma função chamada ‘knock knock’ (‘toc toc’), que permite que a pessoa que recebe uma ligação por vídeo veja em tempo real a pessoa que está ligando antes de atender.

? Nós estamos obcecados com cada último detalhe das videotransmissões ? afirmou Erik Kay, gerente de produtos do Google ao apresentá-los. ? O Duo funciona onde estiver, seja em Nova York ou Nova Déli, Buenos Aires ou Butte, em casa ou na estrada.

201605181640275577_AP.jpg

Os dois aplicativos estarão disponíveis a partir do meio do ano e serão compatíveis com o sistema operativo Android, desenvolvido pelo Google e usado por muitos fabricantes de smartphones no mundo, e com o iOS, a plataforma da concorrente Apple.

GOOGLE X AMAZON

O presidente-executivo do Google, Sundar Pichai, introduziu o Google Assistant, um assistente pessoal virtual programado para realizar tarefas via comandos de voz, junto com o dispositivo de autofalante Google Home. O investimento o serviço uma assistente virtual Alexa e do serviço de comando de voz Echo, ambos da Amazon.

Como o Alexa, o Google Assistant pode fazer buscas na internet e ajustar a rotina. No entanto, Pichai disse que o Google Assistant pode usar imagens e outras informações para oferecer resultados mais intuitivos.

No Google Home, o Google Assistant se funde com o Chromecast e dispositivos domésticos inteligentes para controlar televisões, termostatos e outros produtos. O Google não adiantou uma data de lançamento ou preço para o Google Home, dizendo apenas que estará disponível mais tarde este ano.

O outro grande anúncio do Google foi uma plataforma de realidade virtual chamada Daydream, projetada para trabalhar com o sistema operacional Android. A Daydream soluciona problemas como o tempo de resposta e outros, que afetam a reprodução em smartphones, de acordo com o vice-presidente de realidade virtual do Google, Clay Bavor.