Cotidiano

Gestão já compartilhada

Na tentativa de desafogar o sistema público de saúde e melhorar a cobertura na atenção básica, o Município de Cascavel estabeleceu uma gestão compartilhada da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Tancredo Neves com o Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste).

O novo formato já foi colocado em prática há mais de um mês, com o chamamento de 17 médicos do Consórcio, segundo o diretor-executivo José Peixoto. Além deles, há ainda os profissionais da própria Secretaria de Saúde, que atuam hoje pelo município. Mais adiante, os servidores municipais serão remanejados às UPAs Veneza e Brasília para atendimentos pediátricos. De acordo com a secretaria, ainda não há previsão para essa transferência.

Conforme Peixoto, os novos médicos foram aprovados em concurso público homologado ainda em maio de 2017. O chamamento ocorreu em agosto e a previsão é de que até o fim do primeiro semestre do ano que vem 130 profissionais façam parte da gestão compartilhada. Ao todo, são 40 médicos, 11 enfermeiros, 60 técnicos em enfermagem, 17 servidores administrativos, um coordenador médico e um coordenador de enfermagem.

Fôlego

“É uma forma que encontramos de dar um fôlego no conjunto do município. O sistema já começou a funcionar melhor e é isso que se espera até sua atividade plena, que deve acontecer até julho de 2018”, relata Peixoto. Ele diz ainda que com a atuação dos profissionais do Consamu na UPA Tancredo Neves será possível reduzir o número de horas-extras dos servidores municipais. “Isso dá uma folga ao município, sobram funcionários para outros serviços como na atenção básica”, acrescenta.

Crianças e adultos

Por enquanto, os atendimentos na UPA Tancredo Neves são exclusivos à pediatria. Porém, assim que outros chamamentos ocorrerem os serviços serão ampliados aos adultos. Por sua vez, as UPAs Brasília e Veneza estarão autorizadas a atender também crianças, diferentemente do que é hoje.

A ampliação dos atendimentos deve ocorrer só depois de finalizadas reformas na estrutura da UPA, que já estão sendo feitas.