Cotidiano

Geração Z, nos EUA, é a que mais usa agências de viagem, diz pesquisa

geração z.jpg

RIO – Uma pesquisa realizada pela American Society of Travel Agents aponta que a chamada “geração Z” americana – pessoas nascidas a partir de 1995 – são os que mais usam agentes na hora de planejar suas viagens. De acordo com o estudo, que foi realizado em mais de 14 mil domicílios nos EUA, 30% deles usaram o serviço pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.

BV-Geração Z

A principal característica da geração Z é ter nascido em ambiente totalmente digital. São pessoas que têm, no máximo, 21 anos, e, além de microcomputadores, cresceram junto com as plataformas digitais, como os smartphones – e seus infinitos aplicativos, incluindo os de viagem.

Seria natural que, na hora de planejar suas viagens, utilizassem também o meio digital, não? Para Mario Ponticelli, da consultoria Country Manager Brasil, a resposta não é tão óbvia. Segundo ele, esta também é uma geração que está mais exigente em relação à qualidade e, muitos querem personalizar suas viagens e, por isso, contratam os profissionais.

Além disso, segundo a pesquisa, nos Estados Unidos, são US$ 452 e quatro horas de planejamento economizados por viagem. “Essa nova geração nos surpreende a todo momento. E continuará a surpreender. Eles também querem atenção e personalização, não apenas a praticidade”, afirma Ponticelli.

Vale lembrar que o estudo foi realizado nos Estados Unidos, onde o acesso a este serviço é mais barato e a renda é mais alta. No Brasil, o custo é mais elevado, o que poderia afetar o resultado da pesquisa caso ela tivesse sido realizada por aqui.

Agente digital do Google

De qualquer forma, parece que o Google não aposta muito na ideia. A empresa lançou, nesta segunda-feira (19/09), o seu aplicativo, o Google Trips, praticamente um agente de viagens eletrônico.

A ferramenta sincroniza os dados do email, atualizando a conta do Trips com reservas de voos, viagens, hotéis e outras informações. O aplicativo também tem roteiros por mais de 200 cidades, com sugestões de programas, restaurantes e atrações culturais, além de informações atualizadas de transporte público.

Há também uma área onde o usuário pode fazer um roteiro personalizado.

O aplicativo está disponível para IOS e Android.