Cotidiano

'Geração Instagram' desperdiça mais comida, mostra pesquisa

nosedive-black-mirror.jpgRIO – Quando o assunto é alimentação, uma espécie de lacuna geracional tem contribuído para elevar o desperdício de comida no Reino Unido, como mostra uma pesquisa divulgada por uma rede supermercados britânica nesta sexta-feira. Links alimentação

Após um levantamento realizado com mais de cinco mil consumidores, chegou-se à conclusão de que, enquanto consumidores mais velhos carregam a experiência do racionamento pós-guerra, aqueles com idade entre 18 e 34 anos estão mais preocupados com a apresentação visual da comida nas mídias sociais do que em planejar refeições, comprando muito e depois jogando fora.

O Reino Unido desperdiça, anualmente, uma montanha de 15 milhões de toneladas de alimentos, sendo que metade vem dos lares. Segundo a pesquisa da rede Sainsburry’s, 40% dos consumidores com mais de 65 anos afirmam nunca desperdiçar comida. Entre os menores de 35 anos, o percentual é de 17%.

Além disso, 55% dos consumidores com idade entre 18 e 34 anos têm uma atitude classificada como “viver para comer”, ou seja, preocupam-se mais com o prazer do que com as necessidades saciadas pelos alimentos, o que leva a custos e desperdícios mais volumosos. Gerações mais velhas são mais propensas a “comer para viver”, com contas mais baratas e redução de resíduos produzidos.

Os “millennials” ? nascidos depois da metade da década de 1980 ? também são mais propensos a testar receitas incomuns, criando pratos fotogênicos para o Instagram, mas com ingredientes difíceis de serem reutilizados.

“O crescimento do desperdício nos lares no pós-guerra se deve a mudanças na forma com que damos valor às escolhas, ao tempo e ao dinheiro em relação à comida. Ficou para trás o tempo em que se comia a mesma coisa, nos mesmos dias da semana, uma semana sim e outra não. A maior parte das pessoas hoje, especialmente os mais jovens, demanda variedade. No entanto, com um menu que muda frequentemente, é mais desafiador controlar o desperdício e se planejar antecipadamente”, destacou a historiadora de alimentos Polly Russell à rede de televisão britânica BBC.

Os mais jovens revelam também uma menor habilidade em gerir e cozinhar alimentos: mais da metade deles admitiu não ter essa capacidade, enquanto apenas 18% das pessoas com mais de 55 anos também estariam neste grupo.