Cotidiano

Gêmeas siamesas que tinham poucas chances de sobreviver comemoram ida a escola

gemeas1.jpg

RIO – Gêmeas siamesas que os médicos acreditavam ter uma chance de 20% de sobrevivência começarão na escola no próximo mês de setembro. Rosie e Ruby Formosa, de 4 anos, nasceram unidas pelo abdômen e compartilhavam parte do intestino, mas passaram por uma cirurgia logo quando nasceram e sobreviveram, desafiando as opiniões dos especialistas.

Angela Formosa, a mãe das duas britânicas de Bexleyheath, no Sudeste de Londres, diz que as meninas estão muito empolgadas com o começo das aulas.

“Há quatro anos, eu nunca achei que isso fosse acontecer. Quando eu estava grávida, achava que nunca veria o primeiro dia delas na escola. E é tudo graças ao pessoal do Great Ormond Street Hospital”, disse ela em entrevista à BBC.

post facebook gêmeas siamesas 2

‘Teimosas e determinadas’

As meninas nasceram de um cesarea na 34ª semana da gravidez. Angela disse que ela e seu marido, Daniel, não sabiam o que fazer quando descobriram que as filhas tinham a condição rara, que ocorre em apenas um a cada 200 mil nascimentos vivos. Eram ligadas pelo abdômen, dividindo parte do intestino.

Duas horas após nascerem, elas foram transferidas para o Great Ormond Street Hospital, onde foram operadas de emergência devido a um bloqueio intestinal.

Angela diz que a cirurgia parece ter acontecido há “um milhão de anos atrás”.

post facebook gêmeas siamesas 1

“O tempo voou, eu não consigo acreditar em como tudo mudou. Elas estão muito empolgadas, a irmã mais velha está na escola e elas não aguentam mais esperar. Elas já conheceram a professora e gostaram dela. Adoram ler, pintar, tudo que possam bagunçar”, diz a mãe.

Angela destaca a sobrevivência das meninas como uma característica essencial às duas:
“São duas crianças felizes e incrivelmente teimosas e determinadas, o que eu sabia desde o começo, pelo jeito que continuam sobrevivendo e crescendo”.