Cotidiano

Gelo polar derretido em 2016 tem extensão maior do que a da Índia

39659090_28022002 - Gustavo Stephan - Agência O Globo - Expedição de Amyr Klink . Fotodigital.jpgOSLO, Noruega ? Se somado, todo o gelo polar que virou água em 2016 tem uma extensão maior do que a da Índia, o sétimo país mais extenso do mundo, afirmam cientistas. A medição foi feita de 1º de janeiro até 4 de dezembro, e, enquanto a Índia tem 3,29 milhões de quilômetros quadrados, o gelo derretido abarca 3,84 milhões de quilômetros quadrados.

Até alguns anos atrás, o gelo na Antártica ? Polo Sul do planeta ? tinha uma tendência de se expandir, mas, agora, registros mostram que ele está seguindo o mesmo rumo do que acontece no Polo Norte: simplesmente derretendo. Segundo os cientistas, o aumento das temperaturas globais está tão acelerado que chegou ao ponto de atingir, de forma intensa, as duas extremidades da Terra.

? Há algumas coisas realmente loucas acontecendo ? disse Mark Serreze, diretor do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos EUA, dizendo que as temperaturas em algumas partes do Ártico, no Polo Norte, estavam 20 graus Celsius acima do normal em alguns dias em novembro.

Segundo Serreze, estão contribuindo para isso aspectos como um acúmulo de gases de efeito estufa sintéticos, um El Niño que este ano desbloqueou o calor no Oceano Pacífico e desajustes anormais na natureza. Tudo indica que 2016 será o ano mais quente já registrado na História.

John Turner, da Pesquisa Britânica na Antártica, afirma que os ventos frios do oeste que varrem o continente gelado, talvez isolando-o dos efeitos do aquecimento global, foram os mais fracos de novembro em duas décadas. Isso pode ter feito com que mais calor se infiltrasse para o sul, disse ele.

No entanto, Turner alega que é difícil identificar exatamente o que está acontecendo.

? Quando começamos a obter dados de satélite, a partir de 1979, o gelo do mar começou a diminuir. Todos diziam que era o aquecimento global. Mas, depois, começou a aumentar novamente ? lembra o pesquisador.

ÁRTICO x ANTÁRTICA

As regiões polares são radicalmente diferentes umas das outras porque o Ártico é um oceano circundado por terra e a Antártida é uma vasta massa de terra cercada por água.

O gelo ao redor da Antártica é o menor para o início de dezembro, com 11,22 milhões de quilômetros quadrados. E o gelo marinho do Ártico, em expansão no inverno, está em um recorde de baixa de 10,25 milhões de quilômetros quadrados, abaixo do recorde de 2006.

Para Serreze, do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos EUA, a queda do gelo nas duas extremidades do planeta pode até ser uma coincidência, mas o grande receio é que “a Antártica seja o elefante adormecido que está começando a se agitar”, comentou ele.

Os cientistas dizem que as geleiras da Antártica podem se esvair mais rapidamente para o oceano, acelerando o ritmo de elevação do nível do mar, se houver menos gelo flutuando para prendê-las.