Cotidiano

G-20 usará ?todas as ferramentas? para recuperar economia global

PEQUIM – As maiores economias do mundo trabalharão para apoiar o crescimento e compartilhar melhor os benefícios comerciais, informaram legisladores neste domingo após uma reunião dos ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais do G-20 cujo assunto principal foi o impacto da saída do Reino Unido da União Europeia e as preocupações de elevar o protecionismo.

Philip Hammond, titular britânico das Finanças, afirmou que a incerteza gerada pelo Brexit começaria a se esvair uma vez que a Grã-Bretanha delineasse uma visão de futura relação com a Europa, o que ficará mais claro ainda este ano. Mas o ministro disse, no encontro em Chengdu, China, que pode haver volatilidade nos mercados financeiros durante os anos à frente de negociação.

? O que começará a reduzir a incerteza é quando nós formos capazes de estabelecer um tipo de arranjo mais claro que prevemos avançar com a União Europeia ? disse Hammond à imprensa. ? Se nossos parceiros da União Europeia responderem à essa visão positiva ? obviamente estará sujeita a negociações ?, de modo que faça sentido, talvez no fim deste ano, estarmos todos na mesma página em termos de onde esperamos ir. Acho que enviaremos um sinal de garantia à comunidade empresarial e aos mercados.

Um comunicado emitido pelos ministro do G-20 após dois dias de reunião afirma que o Brexit, assunto principal das discussões, aumentou a incerteza na economia global, levando a um crescimento ?mais fraco do que o desejável?. O documento acrescenta que os membros, no entanto, estão ?bem posicionados para lidar proativamente com as possíveis consequências econômicas e financeiras?.

?À luz dos desenvolvimentos recentes, nós reiteramos nossa determinação para usar todas as ferramentas de política ? monetária, fiscal e estrutural ? individualmente e coletivamente para alcançar nossa meta de crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo?.

Essa semana, o Fundo Monetário Internacional cortou as projeções de crescimento global por causa do Brexit.

NECESSIDADE DE ALAVANCAR O CRESCIMENTO

Enquanto a política monetária global se configurou como o principal assunto nos últimos encontros de autoridades do G-20, o presidente do BC da França, François Villeroy de Galhau afirmou que houve pouco debate dessa vez, com foco principal no crescimento.

Houve amplo consenso quanto à necessidade de crescimento da economica global, informou o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jack Lew, enquanto o ministro das Finanças da China, Lou Jiwei, afirmou que foi fácil forjar um consenso pois a recuperação da economia global permanece fraca.

? Não apenas o Brexit, mas vários risco de baixo crescimento permanecem, e houve muito debate sobre a necessidade de monitoramento dos desenvolvimentos do terrorismo, riscos geopolíticos e refugiados ? disse uma autoridade do Ministério das Finanças do Japão. ? Muitas preocupações foram manifestadas sobre a propagação de medidas de protecionismo?.

No comunicado, o G-20 destacou ?o papel das políticas de comércio aberto e um sistema global de comércio seguro e forte na promoção do crescimento econômico global inclusivo, e faremos esforços futuros para revitalizar o comércio global e aumentar o investimento?.

O grupo reconheceu problemas causados pelo excesso de capacidade, particularmente do setor siderúrgico, que tem impacto negativo no comércio e no emprego. Tal ponto foi considerado ?uma questão global que exige respostas coletivas?.

?Também reconhecemos que subsídios e outros tipos de apoio de governos e instituições sem patrocínio público podem causar distorções no mercado e contribuir ao excessso de capacidade global e, portanto, exige atenção?, diz a nota dos ministros.