Cotidiano

Fusão da Bolsa de Londres e da Deutsche Boerse está em risco

London Stock Exchange Deutsche Boerse LONDRES – O projeto de criação da maior Bolsa de Valores da Europa está em risco. A Bolsa de Londres (London Stock Exchange) divulgou neste domingo um comunicado informando que não poderia cumprir as condições impostas pela Comissão Europeia para a fusão com a Deutsche Boerse, operadora da Bolsa de Frankfurt.

A fusão, anunciada há quase um ano em um acordo no valor de US$ 30 bilhões, daria aos acionistas da companhia alemã 54,4% de participação na empresa resultante, sob o comando do diretor executivo da Deutsche Boerse, Carsten Kengeter.

No comunicado, a Bolsa de Londres afirmou que a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, pediu a venda da participação majoritária na MTS, uma plataforma eletrônica de negociações de títulos de governos europeus, para dar o aval ao negócio.

A companhia disse, no entanto, que isso seria ruim para os negócios na Itália e o futuro da nova empresa surgida a partir da fusão. Diante disso, o conselho concluiu que ?não poderia se comprometer com a venda da MTS? e que acreditava que a Comissão rejeitaria o negócio.

As ações das empresas nas Bolsas de Valores de Londres e de Frankfurt recuavam cerca de 3% nesta segunda-feira diante das preocupações de que o negócio não vá adiante. Esta é a quarta tentativa de fusão das empresas, sendo duas delas formais e duas informais. Se a fusão falhar, será a última de uma série de esforços frustrados de união entre bolsas de valores.

O negócio só será possível se a Comissão Europeia, que não fez comentários sobre o caso, mudar as condições para a concretização do negócio, o que é considerado pouco provável por analistas diante de sua posição em fusões anteriores.