Cotidiano

Furacões vão piorar com o aquecimento do planeta e aumento do nível do mar, alertam cientistas

matthew.jpg

RIO – Grandes ciclones como o Furacão Matthew, que já causou sete mortes e os deslocamento de 1,3 milhão de pessoas no Haiti e na República Dominicana, irão se tornar mais intensos com o aquecimento global e o aumento do nível do mar, segundo o alerta de cientistas.

O Furacão Matthew é considerado o maior nos últimos nove anos no Caribe, atingindo a categoria 4 (numa escala que vai de 1 a 5), e deve chegar ao Sudeste dos Estados Unidos até o fim de semana.

De acordo com cientistas, o furacão que atingiu o Caribe tem as características dos grandes ciclones que deverão se tornar mais comuns com as mudanças climáticas. O fenômeno meteorológico se forma em parte pelo aquecimento do mar, conjugado com tempestades e condições específicas na direção dos ventos. Assim, uma vez que os oceanos têm funcionado como uma espécie de esponja que absorve o excesso de calor acumulado na atmosfera por conta das atividades humanas, funcionam como um “combustível” para a formação de furacões.

Alguns estudos já mostraram que pode haver uma leve diminuição na quantidade de ciclones, mas os eventos mais destrutivos devem se intensificar.

? Devem haver nuances na frequência dos furacões. O mais provável é que os mais intensos irão se multiplicar, mas é ainda incerto o que vai acontecer que os tipos mais fracos e moderados ? afirmou ao “The Guardian” James Done, cientista do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos Estados Unidos (US National Center for Atmospheric Research). ? A mensagem é que os furacões que venham a surgir no futuro, os maiores dentre eles, serão mais fortes. Os de categoria 4 ou 5 podem dobrar ou triplicar em quantidade nas próximas décadas.